sexta, 26 de abril de 2024
Taxa básica de juros

Santander e Citi passam a ver Selic em 7,5% no fim de 2021

Após a alta de 1 ponto divulgada ontem pelo Copom, os bancos também elevam suas expectativas

05 agosto 2021 - 15h37Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: ORLANDO SANT'ANNA via Unsplash

Após a decisão divulgada ontem (4) pelo Copom (Comitê de Política Monetária) do Banco Central de elevar a taxa Selic em um ponto, para 5,25% ao ano, o Santander e o Citi aumentaram suas projeções para a taxa básica de juros ao final de 2021 para 7,5%.

O Santander, que antes previa uma Selic a 7% no fim do ano, diz que há um risco de que o Copom "aperte um pouco mais", e passa a ver uma chance maior de uma Selic a 8% do que a 7% em 2021. O banco também espera mais um aumento da mesma magnitude, de um ponto, na próxima reunião do comitê.

"O cenário que trabalhamos é o de uma postura levemente apertada de política monetária. Não vemos um choque de juros", diz Maurício Oreng, superintendente de pesquisa econômica do banco.

Já o Citi, esperava uma Selic a 6,75% no fim de 2021, mas com a indicação do Copom de que o processo de normalização deve ultrapassar o nível neutro, o cenário muda de figura. Para os economistas do banco, o Copom deve elevar a taxa em 1 ponto em setembro. Em outubro, a elevação deve ser de 0,75 ponto, seguida de uma alta de 0,50 ponto em dezembro.

*Com informações de Valor Investe