domingo, 28 de abril de 2024
Empresas

Sabesp (SBSP3): Tarcísio quer votação de privatização em dezembro

Nas estimativas de bastidores, o governador conseguiria os 48 votos necessários para aprovação do PL ainda este ano; PT tenta frear projeto e transferir julgamento para 2024

10 novembro 2023 - 10h02Por Redação SpaceMoney

O governador de São Paulo (SP) Tarcísio de Freitas (Republicanos) conseguiu reunir os votos necessários para aprovar o projeto de privatização da Sabesp (SBSP3) e vai tentar agora levar o PL ao plenário na primeira semana de dezembro.

Fontes de lideranças partidárias da Alesp em depoimento à CNN Brasil, da base e da oposição, concordam que o chefe do Executivo paulista conseguiu organizar sua operação no parlamento, mas discordam sobre os números.

"Teremos entre 55 e 60 votos, sendo que são necessários 48 para a aprovação", disse o deputado Barros Munhoz (PSDB), relator do projeto de desestatização da Sabesp, à CNN.

A princípio, a meta estabelecida por Tarcísio é colocar o projeto em votação no plenário em dezembro antes do recesso, no entanto, auxiliares do governador admitem que a votação pode ficar para fevereiro de 2024.

O líder da Federação PT-PCdoB-PV na Alesp, deputado Paulo Fiorilo (PT), admite que "teoricamente" o governo conseguiria neste momento reunir os 48 votos necessários.

"A oposição quer levar a votação em plenário para 2024. Se conseguir, será uma baita vitória. Em ano de eleição será muito mais difícil aprovar e a Enel contaminou o debate sobre privatização", disse o deputado petista à CNN.

O PT está atuando em duas frentes. Em uma, acionou a Justiça para frear o projeto, e em outra está usando estratégias de obstrução.

As informações são da CNN Brasil.