segunda, 29 de abril de 2024
Notícias

Resultados do terceiro trimestre revelam desafios para empresas listadas no Brasil, diz análise

Relatórios e apuração do Brazil Journal sugerem queda significativa em lucro líquido e EBITDA

04 dezembro 2023 - 15h15Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Floriane Vita via Unsplash

Os resultados financeiros do terceiro trimestre de 2023 apresentaram um cenário desafiador para empresas listadas, com uma retração notável. Conforme os relatórios divulgados, e apuração do Brazil Journal, houve uma queda significativa de 21% no lucro líquido e de 11% no EBITDA em comparação ao mesmo período do ano anterior.

No entanto, ao excluir os dados da Petrobras (PETR3)(PETR4) e Vale (VALE3), os números revelam uma perspectiva mais positiva. Nesse contexto, observa-se um crescimento de 1% no lucro e uma queda de apenas 1% no EBITDA.

Uma análise conduzida pelo Itaú BBA sugere que o mercado pode ter alcançado um ponto de inflexão. Analistas destacaram uma melhora na tendência de ganhos a curto prazo, liderada principalmente por empresas domésticas, seguidas pelas companhias do setor de commodities.

No relatório divulgado, os analistas afirmaram: "Para 2024, prevemos que o crescimento dos lucros será impulsionado por empresas financeiras e do mercado doméstico, enquanto as commodities provavelmente terão um desempenho inferior."

Ao longo dos últimos três meses, houve um consenso crescente em relação ao lucro por ação para este ano, registrando um aumento de 4%, e para 2024, com um crescimento de 13%.

O time de análise liderado por Daniel Gewehr destacou oito ações que combinam momentum operacional, perspectivas de crescimento e, consequentemente, revisões positivas: Nubank (ROXO34), Vale, Suzano (SUZB3), Equatorial (EQTL3), Eletrobras (ELET6), Prio (PRIO3), Mercado Livre (MELI34) e Hapvida (HAPV3).

O Itaú identificou o Nubank como a principal escolha no setor financeiro, enquanto Vale e Suzano foram apontadas como as principais opções no segmento de commodities. A Equatorial foi reconhecida como a melhor empresa no ramo de utilities.

Algumas empresas específicas também foram mencionadas pelas melhorias nos dados. A Eletrobras, por exemplo, teve seu EPS revisado em alta em 11% nos últimos três meses, enquanto a Prio registrou um aumento de 7% nas expectativas para o EBITDA em 2024.

Destacaram-se também as altas revisões de lucro nas últimas quatro semanas para Hapvida e Mercado Livre, alcançando 16,8% e 9,8%, respectivamente, demonstrando resultados expressivos.

Apesar disso, o banco reconhece que suas projeções são mais otimistas em comparação ao consenso de mercado. Por exemplo, o EPS do Nubank está cerca de 22% acima da média.

Além disso, o Itaú conduziu uma análise das teleconferências utilizando a tecnologia ChatGPT para identificar o sentimento dos executivos das empresas listadas no Ibovespa. Num índice de 0 a 10, o banco avaliou uma pontuação média de 7,8, refletindo um viés otimista entre os executivos.