quinta, 28 de março de 2024
Fique atento

Quer viajar no feriado prolongado de carnaval? Veja como evitar golpes e fraudes em compras on-line

Desconfie de ofertas "boas demais para serem verdade", pesquise pela reputação da empresa, gere cartões digitais novos a cada transação e utilize métodos de checagem para identificar se caiu em golpes

10 janeiro 2022 - 14h36Por Redação SpaceMoney

Muitos brasileiros já começaram a comprar passagens e hospedagens para o feriado do Carnaval, que em 2022 vai do sábado, 26 de fevereiro, até quarta-feira, 2 de março.

Para evitar golpes e fraudes, veja orientações de Felipe Piris, líder da Confi, empresa que monitora vendas do e-commerce:

1. Desconfie de preços muito baixos

Promoções e ofertas são desejos da maioria dos consumidores, por isso empresas golpistas simulam vendas com preços muito mais baixos que os praticados no mercado. Logo, a principal orientação do especialista é: desconfiar de ofertas “boas demais para serem verdade”.

“É comum que preços de passagens e hospedagens sofram variações. Por isso, é importante pesquisar ao longo de dias - ou semanas - para conhecer uma média de valores e evitar comprar por muito mais ou muito menos”, orienta Felipe Piris.

“Se o objetivo é economizar, uma forma segura é participar de programas de milhas e de ações de fidelização que ofereçam descontos para clientes recorrentes”.

2. Conheça a reputação da empresa

Ao ser impactado por anúncios de sites nos quais nunca fez compras antes, é crucial procurar conhecer a reputação da loja, preferencialmente com base na avaliação de consumidores que já fizeram negócios com elas.

3. Gere cartões digitais novos

Em compras online, o especialista recomenda que os consumidores gerem cartões digitais novos a cada transação.

“Após as compras, você pode cancelar esses cartões e os dados não estarão disponíveis para novas compras, evitando ações fraudulentas. Caso prefira pagar via boleto ou PÌX, salve todos os comprovantes de pagamento”, aconselha Felipe Piris.

Segundo o especialista, é importante evitar deixar dados financeiros salvos em lojas virtuais e em dispositivos eletrônicos, como celulares e computadores, além de não utilizar redes Wi-Fi públicas para fazer pagamentos.

“Caso receba promoções por e-mail, não clique nos links. Busque o site oficial da loja e nele procure a oferta. Observe também se o site é certificado e apresenta cadeado de segurança”, orienta o líder da Confi.

4. Saiba identificar se caiu em golpes

Analisar o extrato do cartão de crédito em tempo real ajuda a identificar golpes assim que são cometidos.

“Um detalhe curioso é que transações fraudulentas geralmente se iniciam com valores pequenos, para que o golpista se sinta seguro para desviar valores mais altos posteriormente”, revela Piris.

Também é importante proteger seus dados pessoais, não os informando para lojas não confiáveis, e monitorar o uso do seu CPF. 

Com informações de Loures Consultoria.