sábado, 27 de abril de 2024
Ações recomendadas

Quais as ações favoritas da XP no setor de transportes?

Analistas avaliaram 11 empresas e destacaram principais papéis do segmento

20 outubro 2023 - 15h20Por Redação SpaceMoney

Em relatório da última quinta-feira (19), a XP Investimentos colocou em perspectiva o setor de transportes, apontando ações em destaque no segmento, destacando os principais pontos positivos e negativos. A casa de análise avaliou a prévia operacional de cada uma destas empresas.

 

Rumo (RAIL3 | Compra): A empresa apresentou um desempenho notável, com um aumento significativo no volume e yield, o que levou a um expressivo crescimento do EBITDA.

Ecorodovias (ECOR3 | Compra): A Ecorodovias também teve um desempenho sólido, impulsionado pelo aumento do tráfego em suas rodovias pedagiadas e pelos reajustes tarifários, resultando em um crescimento significativo da receita líquida e do EBITDA.

Hidrovias do Brasil (HBSA3 | Compra): Mesmo enfrentando uma forte base de comparação, a Hidrovias do Brasil apresentou um desempenho positivo, especialmente no Corredor Sul, devido a níveis superiores de calado. Isso resultou em um crescimento notável da receita líquida e do EBITDA.

CCR (CCRO3 | Compra): A CCR registrou um desempenho positivo de tráfego, superando a média reportada pela ABCR. Além disso, a empresa implementou reajustes tarifários em suas concessões, contribuindo para o aumento da receita líquida, EBITDA e lucro líquido.

JSL (JSLG3 | Compra): A JSL continua apresentando resultados positivos, com um forte desempenho na linha de frente. A inclusão da FSJ Logística impactou positivamente os resultados, resultando em um crescimento do EBITDA, embora com uma ligeira redução na margem.

Azul (AZUL4 | Neutro): A Azul teve um desempenho geral positivo, com aumento da ocupação e redução da pressão nos custos operacionais, especialmente devido à diminuição dos preços dos combustíveis. Isso contribuiu para um aumento na margem EBITDA.

Gol (GOLL4 | Neutro): A Gol continuou sua tendência de recuperação, com um sólido desempenho no RASK, aumento do yield e redução da taxa de carga. A pressão nos custos operacionais também diminuiu, resultando em um aumento na margem EBITDA.

Movida (MOVI3 | Compra): Apesar dos resultados financeiros ainda pressionados, a Movida apresentou sinais de melhorias operacionais, com aumento de volume e estabilidade nas tarifas em algumas áreas de negócios.

Vamos (VAMO3 | Compra): Embora o lucro líquido tenha sido pressionado, a divisão de aluguel da Vamos teve um desempenho geral positivo, com forte crescimento no EBITDA devido à implementação de estoques de caminhões.

Santos Brasil (STBP3 | Compra): A Santos Brasil teve um desempenho positivo nas operações de cais, impulsionado pelo aumento de volume e reajustes tarifários. No entanto, outros segmentos tiveram desempenho mais fraco.

Simpar (SIMH3 | Compra): A Simpar teve um resultado ligeiramente melhor no EBITDA, mas o resultado foi impactado pela indústria automotiva e alavancagem financeira elevada.