quinta, 25 de abril de 2024
Sustentabilidade

Programa de reciclagem da Nespresso completa 10 anos; empresa celebra impactos sociais positivos

Iniciativa marca 15 anos de operação da companhia no Brasil e reforça compromisso na gestão de resíduos e de ser uma empresa carbono neutro até 2022

20 maio 2021 - 12h46Por Redação SpaceMoney

A Nespresso, marca pioneira no segmento de cafés porcionados, da Nestlé Nespresso S.A., completa 10 anos do seu programa de reciclagem.

Desde 2011, a companhia recebe as capsulas de café usadas e faz a separação do pó de café do alumínio, sem a utilização de água. Atualmente, a marca possui um centro de reciclagem sediado em Osasco, na região metropolitana de São Paulo. Neste ano, a companhia completa 15 anos de operação no Brasil e, com medidas como a reciclagem, reforça o compromisso em ser uma empresa carbono neutro até 2022. 

A Nespresso investe mais de R$ 5 milhões de reais por ano em ações ligadas à reciclagem. A companhia tem aumentado os pontos de coleta de cápsulas usadas por todo Brasil - já chegou a mais de 200 -, além de oferecer orientação aos clientes que não saem de casa em razão da pandemia de Covid-19.

"Com a pandemia nossos esforços têm sido redobrados, incentivando ainda mais a separação dos resíduos (pó de café e alumínio) em casa e recomendando a melhor forma de descarte", diz Cecilia Seravalli, gerente de Sustentabilidade da Nespresso no Brasil.

A Nespresso oferece a 100% dos consumidores pelo menos uma solução para reciclagem de cápsulas usadas e estabeleceu meta de chegar a 50% de reciclagem efetiva até o ano de 2030.

Segunda vida aos resíduos

Hoje, o alumínio da cápsula volta ao seu ciclo de vida, se transformando em outros objetos, e o pó de café serve como adubo para cultivo de alimentos orgânicos com o projeto Nespresso Hortas, que existe desde 2020 e fornece o pó de café, decorrente da reciclagem, como alternativa de adubo para cultivo de alimentos orgânicos, de forma regenerativa, pela Cooperapas - Cooperativa Agroecológica de Produtores Rurais e de Água Limpa da Região Sul de São Paulo, localizada em Parelheiros.

Parceria com cooperativas

Com a intenção de fortalecer seu compromisso com a sustentabilidade, a Nespresso estabeleceu parceria com 80 cooperativas de reciclagem em 14 cidades, que trabalham com coleta seletiva para a triagem de cápsulas em diversas regiões, um trabalho importante pelo impacto ambiental e social gerado. A Nespresso adquire essas cápsulas e as leva até o Centro de Reciclagem, gerando renda a esses trabalhadores.

Com informações da Agência Weber Shandwick.