domingo, 28 de abril de 2024
Notícias

Produção industrial nos Estados Unidos apresenta crescimento maior do que esperado em setembro

Dados foram registrados pelo Federal Reserve e demonstram aumento na produção de veículos automotores

17 outubro 2023 - 15h00Por Redação SpaceMoney

A produção industrial em fábricas norte-americanas apresentou crescimento maior do que o esperado no mês de setembro, de acordo com dados do Federal Reserve desta terça-feira (17). 

O aumento é registrado apesar das greves registradas no setor automobilístico, que conforme apontado pela agência Reuters, reduziram a produção de veículos. Os dados podem apresentar uma evidência de que a economia dos Estados Unidos teria saído do terceiro trimestre com ímpeto.

Segundo os dados do Federal Reserve, a produção industrial aumentou 0,4% no mês passado. Os dados de agosto teriam sido revisados para baixo, mostrando uma queda de 0,1% na produção das fábricas, em vez de um aumento de 0,1%, conforme informado anteriormente.

A produção caiu 0,8% em uma base anual no mês de setembro, e permaneceu inalterada no terceiro trimestre. A produção industrial de bens duráveis, por sua vez, cresceu a uma taxa anualizada de 2,3%, compensada por um ritmo de declínio de 2,4% na produção não durável.

Enquanto a produção de veículos automotores caiu 4,1% em agosto, mostrou um aumento de 0,3% no mês passado.

O setor de manufatura continua limitado pela desaceleração da demanda por produtos devido às taxas de juros mais altas, embora tenha apresentado bom desempenho. 

Desde março de 2022, o Federal Reserve aumentou sua taxa de juros de referência em 5,25 pontos percentuais para a faixa atual de 5,25% a 5,50%.