sábado, 04 de maio de 2024
Notícias

Petrobras (PETR4), Vale (VALE3) e BNDES têm papel de destaque para transição energética, diz Prates

Declaração foi feita durante seminário 'A neoindustrialização e a transição energética brasileira'

22 novembro 2023 - 11h55Por Redação SpaceMoney
Jean Paul PratesJean Paul Prates - Crédito: Jefferson Rudy/Agência Senado

O presidente da Petrobras (PETR3; PETR4), Jean Paul Prates, afirmou, nesta quarta-feira (22) que a petroleira, a Vale (VALE3) e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) desempenham um papel crucial na transição energética global.

Durante o seminário "A neoindustrialização e a transição energética brasileira", promovido pela Editora Globo, Prates comentou sobre a parceria firmada em setembro entre as empresas, visando construir projetos de baixo carbono, especialmente focados em eólicas offshore e plantas de hidrogênio.

Para Prates, essa mudança representa mais do que uma simples transição para as empresas envolvidas, mas sim uma metamorfose. Ele destacou que a transformação de uma empresa de petróleo e mineração demanda uma evolução ao longo de décadas, indo além da troca de tecnologias energéticas.

Falando sobre os desafios temporais, o presidente da Petrobras ressaltou que os projetos eólicos offshore demandam um prazo considerável para serem concretizados, mesmo após a implementação da legislação adequada e dos leilões planejados para o próximo ano.

Prates enfatizou a importância de estar engajado desde o início, mencionando que a assinatura da parceria tem o intuito de garantir a participação ativa da empresa nesses empreendimentos, e anunciou que a Petrobras revelará seu plano estratégico na próxima sexta-feira (24) durante o qual detalhes adicionais serão divulgados.

O executivo também mencionou que o presidente Luis Inácio Lula da Silva reiterou, em reunião realizada na última terça-feira (21) a necessidade de o Brasil se destacar na transição energética, reconhecendo o papel crucial desempenhado pela Petrobras nesse contexto. Segundo Prates, a empresa está comprometida em seguir integralmente as orientações de Lula nesse processo.