segunda, 29 de abril de 2024
SpaceMercado

Powell diz que efeitos da política monetária levam tempo, sobretudo na inflação

Presidente do Federal Reserve ressalta que economia pode enfrentar mais ventos contrários com aperto das condições de crédito

03 maio 2023 - 15h58Por Mari Galvão

Em discurso após elevar a taxa de juros nos EUA, o presidente do Federal Reserve, powell/">Jerome Powell, afirmou que os efeitos da política monetária levarão tempo, sobretudo na inflação. 

Powell ressaltou que a inflação moderou um pouco desde meados de 2022, mas pressões inflacionárias seguem altas.

"Estamos muito atentos aos riscos da inflação para nossa meta e conseguimos enxergar os efeitos do aperto monetário na demanda, sobretudo moradia e investimentos", afirma.

Além disso, ele também pontuou que a economia do país desacelerou de modo significativo no ano passado. O ritmo de crescimento seguiu modesto no primeiro trimestre de 2023, mas o mercado de trabalho segue muito apertado, segundo o presidente do Fed.

Em relação à crise bancária nos EUA, Powell disse que a economia pode enfrentar mais ventos contrários com aperto das condições de crédito.

Reiterando que as futuras decisões de juros vão depender muito do desenrolar da situação de risco de crédito também.

"Meu cenário-base é que economia continuará a crescer de modo moderado neste ano e, em geral, a projeção dos membros do Fed foi de uma recessão branda", destaca.

Fed (banco central norte-americano) elevou a taxa de juros dos Estados Unidos em 0,25 ponto percentual nesta quarta-feira (3). Dessa forma, o intervalo da taxa fed funds passa a ser de 5,00% a 5,25% ao ano.