sexta, 29 de março de 2024
EUA

Powell diz que alta das taxas é "notável", mas que o Fed manterá o status quo

04 março 2021 - 16h22Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - O presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, disse na quinta-feira (4) que o recente aumento nas taxas foi "notável", mas ressaltou que o banco central continuará o ritmo atual de compra de títulos e o ambiente de juros de baixos até que haja progresso substancial na criação de empregos e metas de inflação.

Powell disse que o ritmo de aumento das taxas na semana passada "foi algo notável e chamou minha atenção", mas tentou acalmar os temores dos investidores de que o banco central agirá mais cedo do que o esperado. "Para compras de ativos, elas continuarão pelo menos no nível atual, até que alcancemos um progresso substancial em direção aos nossos objetivos. Isso é progresso real, não progresso previsto", acrescentou. "Há boas razões para pensar que começaremos a fazer mais progressos. Mas mesmo que isso aconteça, é provável que leve algum tempo para alcançar um progresso substancial ou as taxas de juros para elevar as taxas de juros acima de zero."

O chefe do Fed também minimizou as preocupações com uma recuperação da inflação, reiterando que qualquer aumento pós-pandêmico nos preços provavelmente não será sustentável, embora tenha acrescentado que o Fed agirá se as condições mudarem materialmente. "Se as condições mudarem materialmente, estaremos preparados para usar nossas ferramentas da maneira que for apropriada no momento para promover a realização de nossos objetivos."