quinta, 28 de março de 2024
Mercado internacional

Política expansionista do BC suíço continua importante, diz Maechler ao Le Temps

O Banco Nacional da Suíça (SNB) tem uma taxa básica de juros de -0,75%, a mais baixa do mundo.

03 setembro 2021 - 14h23Por Reuters

Por Brenna Hughes Neghaiwi, da Reuters - A política monetária expansionista do Banco Nacional da Suíça (SNB, na sigla em inglês) continua importante devido à baixa inflação do país, disse Andréa Maechler, membro do Conselho de Administração da autoridade monetária, mesmo apesar de um aumento nos preços ao consumidor, que sinalizou bom progresso na economia.

"(O retorno da inflação) é um sinal muito tangível de que a economia está no caminho certo", disse Maechler em entrevista publicada pelo jornal suíço Le Temps, na sexta-feira (3). "Está agora em 0,9%, o que está totalmente dentro do nosso intervalo de definição de estabilidade de preços."

O SNB tem uma taxa básica de juros de -0,75%, a mais baixa do mundo. Desde 2015, tem utilizado tanto juros negativos quanto prontidão para intervir no mercado de câmbio para conter a valorização do franco suíço, que ameaça derrubar seu objetivo de estabilidade de preços.

Embora outros bancos centrais tenham sinalizado redução das medidas de flexibilização relacionadas à Covid-19, Maechler disse que o baixo nível de inflação da Suíça significa que poderia facilmente ser empurrada de volta para território negativo. "É por isso que é importante manter uma política monetária expansionista", disse.