domingo, 28 de abril de 2024
SpaceMercado

PMI de serviços dos EUA cai para 50,5 pontos; e PMI composto, para 50,2 em agosto

Para Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, números apontam uma hesitação no crescimento econômico

06 setembro 2023 - 14h03Por Redação SpaceMoney
EUAEUA - Crédito: Shutterstock

O índice de gerente de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços dos EUA foi de 52,3 pontos em julho para 50,5 em agosto, segundo dados finais da S&P Global na última quarta-feira (6). 

 

Já o PMI de composto foi de 52 para 50,2 pontos no mesmo período. Esse resultado vem abaixo do consenso do mercado financeiro, de 51 pontos. 

 

Para Chris Williamson, economista-chefe de negócios da S&P Global Market Intelligence, os números do PMI para o terceiro trimestre, até agora, apontam para uma hesitação no crescimento econômico, após um segundo trimestre robusto.

 

Embora a recuperação pós-pandemia nas despesas com viagens, recreação e hotelaria tenha contribuído para um melhor desempenho econômico na primavera e no início do verão, esta tendência positiva está perdendo força, conforme o executivo.

 

“As empresas relatam cada vez mais que os clientes se tornaram reticentes em gastar em meio a perspectivas mais sombrias, à medida que as taxas de juros aumentam e o aumento do custo de vida têm o seu preço. No entanto, os serviços financeiros e os prestadores de serviços empresariais também estão cada vez mais a sentir o impacto do enfraquecimento da procura”, afirma o economista.