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Pix já é aceito por cerca de 1/3 das lojas online, diz GMattos

Levantamento da consultoria aponta que modalidade de pagamento vem tomando espaço do débito no e-commerce brasileiro

15 junho 2021 - 12h20Por Redação SpaceMoney

O PIX tem conquistado uma parcela crescente de aceitação entre as modalidades de pagamento por parte dos maiores lojistas do e-commerce no Brasil: quase um terço deles (32,2%) já oferece essa opção aos clientes. Esse foi um dos dados apurados por um levantamento da GMattos, consultoria de e-commerce e meios de pagamento, divulgado ontem (14).

O estudo analisou 59 lojas online de destaque no mercado brasileiro, nos mais diversos segmentos, entre os dias 3 e 12 de maio de 2021. Entre os estabelecimentos, constam Magalu, Amazon, Mercado Livre, Americanas, Uber, Drogasil e Carrefour.

Na comparação com pesquisa similar realizada pela GMattos em março, a aceitação do PIX cresceu 6,8 pontos percentuais, saltando de 25,4% para 32,2%.

Em contrapartida, a aceitação do débito apresentou uma queda em patamar semelhante - menos 6,7 pontos percentuais em maio em relação a março, caindo de 42,3% para 35,6%. 

Na análise de Gastão Mattos, cofundador e gerente-geral da GMattos, a proximidade entre os percentuais de elevação do PIX e de baixa do débito não é coincidência.

Conforme o especialista já havia previsto por ocasião do estudo de março e das tendências que apontava, o PIX vem exercendo efeito predatório sobre o débito, ao contrário do que se imaginava com o surgimento da nova modalidade. Inicialmente, pensava-se que o PIX roubaria espaço do boleto, o que não aconteceu - este segue com o mesmo percentual de aceitação de março (83%), maior que o verificado em janeiro (74,6%).

É na comparação com o débito que os lojistas veem vantagens no PIX, por este ser forte em conveniência para o cliente e em sua distribuição no Brasil - mais de 80 milhões de CPFs -, além de ter uma alta taxa de conversão (superior a 90%). Para as lojas, esse ganho na conversão do pagamento faz com que o PIX gere receitas três vezes superiores às propiciadas pelo débito.

Ainda de acordo com o último levantamento da GMattos, o cartão de crédito (98,3%) e o boleto (83%) são as modalidades com maiores níveis de aceitação pelas lojas online, seguidas pelas wallets (52,5%). 

Com informações de Pitchcom Comunicação.

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