sexta, 26 de abril de 2024
Avaliação

PIB cresce 1,2% no 1° tri graças a agropecuária e serviços, avalia Nova Futura Investimentos

A recuperação da economia global também contribui para o avanço da economia nacional

01 junho 2021 - 12h18Por Redação SpaceMoney

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil aumentou 1,2% no 1º trimestre de 2021. Os dados foram divulgados na manhã desta segunda-feira (1). Comparado ao mesmo período do ano passado, o PIB apresentou um crescimento de 1%.

Por outro lado, analisando os valores reais, o país acumulou um total de R$ 2,048 trilhões nos últimos meses. O instituto revelou também que houve taxas positivas nos setores de agropecuária (5,7%) e serviços (0,4%). 

Segundo Pedro Paulo Silveira, gestor da Nova Futura Investimentos, a expectativa era algo em entre 1% e 2%.

“O resultado tem como base o cenário macroeconômico do início do ano, no qual o índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-BR) apresentou um crescimento mais elevado. Assim como, o avanço do varejo e do setor de serviços, que mostraram boa recuperação no período. Quanto ao PIB anual, embora o cenário macroeconômico do primeiro trimestre seja favorável ao crescimento, os efeitos do último lockdown afetaram negativamente o crescimento econômico do Brasil”, afirma.

Para Matheus Jaconeli, economista da Nova Futura Investimentos, a reabertura da economia brasileira no começo do ano, impulsionada pelos setores de serviço e varejo, contribuíram fortemente para a retomada da economia no primeiro trimestre.

“Externamente, a recuperação da economia global também contribui para o avanço da economia nacional, haja vista a importância do setor externo no crescimento do país por conta das exportações. Levando em conta esses fatores, consideramos que o PIB poderia ter atingido uma alta de até 2%”, acrescenta.

Com informações de Gueratto Press.