sexta, 26 de abril de 2024
Commodities

Petróleo sobe em meio a quedas de estoque nos EUA e pressões da Casa Branca sobre Opep

Presidente dos EUA pede aceleração da produção da commodity

11 agosto 2021 - 19h23Por Investing.com

Por Barani Krishnan

Investing.com - Os preços do petróleo subiram nesta quarta-feira, ajudando os longs do mercado a estenderem recuperações de uma semana sofrida. Mas, de certa forma, os ganhos foram limitados por quedas decepcionantes nos estoques dos EUA.

O mercado também esteve sob pressão logo depois que o presidente Joe Biden cobrou da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados, ou Opep+, um aumento de produção mais acelerado do que o atual ritmo de 400.000 barris por mês, planejado pelo grupo composto por 23 países.

“Dissemos à Opep que os cortes de produção implementados durante a pandemia deveriam ser revertidos”, afirmou Biden em coletiva de imprensa na Casa Branca.

Analistas, no entanto, disseram não ter certeza de quanto sucesso o governo teria ao pressionar a Opep+, especialmente com os preços do petróleo caindo cerca de 10% ou mais comparado às máximas já registradas no ano, isso em meio à queda na demanda por petróleo no verão e uma nova onda de casos de Covid.

“A crença de que os preços mais altos estão prejudicando a recuperação e o ritmo atual não é suficiente por trás da pressão”, disse Craig Erlam, analista da OANDA, referindo-se à manobra de Washington.

Erlam observou que Opep+ não é estranha à interferência da Casa Branca em seu processo de tomada de decisão, com o ex-presidente Donald Trump sendo um crítico constante do grupo durante seu mandato.

“Está claro que a pressão vai aumentar. Como isso vai chegar ao grupo é outra coisa ”, disse Erlam. “Alguns ficarão mais do que felizes em aumentar a produção em ritmo acelerado, enquanto outros podem ficar mais relutantes após um período prolongado de preços muito baixos.”

O petróleo WTI, negociado em Nova York e referência para o petróleo dos EUA, subiu 96 centavos, ou 1,4%, a US$ 69.25 por barril. O WTI caiu 7,7% na semana passada, perda semanal mais acentuada desde outubro de 2020.

Às 18h16, o Brent, negociado em Londres e referência global para petróleo, reduziu os ganhos de mais de 1% para uma leve alta de 0,08% a US$ 71,63 por barril. O Brent caiu 7,4% na semana passada.

O consumo semanal de petróleo e gasolina nos EUA foi menor do que o esperado durante a semana encerrada em 6 de julho, segundo os dados da Administração de Informações de Energia, fruto da queda na demanda no fim do verão e à nova onda de contaminações por coronavírus.

Os estoques de petróleo dos EUA caíram 448.000 barris na semana findada em 6 de agosto, declarou o EIA em seu relatório semanal. Analistas acompanhados pela Investing.com esperavam uma queda de 750.000 barris.

O EIA anunciou queda menor do que a esperada, uma vez que as importações dos EUA caíram 36.000 barris por dia em relação à semana anterior. Mas as exportações de petróleo dos EUA aumentaram em quase 760.000 bpd, para 2,66 milhões.

A produção de petróleo dos Estados Unidos, por outro lado, aumentou 100.000 bpd, para 11,3 milhões.

A queda dos estoques de gasolina também foi menor do que o esperado, caindo 1,4 milhão de barris contra a previsão de 2 milhões, mostraram os dados do EIA.

Os Destilados, que incluem diesel e óleo de aquecimento, tiveram os melhores números do setor, com queda de quase 1,8 milhão contra expectativas de 500.000 barris.