sexta, 26 de abril de 2024
Commodity

Petróleo fecha em forte queda, mas encerra trimestre com ganhos acima dos 30%

Quedas nesta quinta (31) foram motivadas pelo anúncio da Casa Branca de que o governo americano pode liberar até 1 milhão de barris de petróleo por dia da sua reserva estratégica

31 março 2022 - 18h31Por Tatiane Calixto

Os contratos futuros do petróleo terminaram esta quinta-feira (31)  em forte queda, pressionados pela notícia de que os Estados Unidos vão liberar petróleo da sua reserva estratégica para ajudar a manter os preços da commodity sob controle.

O contrato do petróleo Brent para junho - a referência global da commodity - fechou em queda de 6,03%, a US$ 104,71 por barril, enquanto o do WTI americano para maio caiu 6,99%, a US$ 100,28 por barril na sessão.

Com as quedas de hoje, ambas as referências do petróleo estendem as perdas da semana a mais de 10%, moderando as fortes altas anotadas no mês de março.

O Brent fechou o trimestre com ganhos acumulados de 34,62%, enquanto o WTI subiu 33,33% no período, recebendo impulso de temores sobre a escassez de oferta global da commodity, que foi ampliada pelas incertezas geradas pela invasão da Ucrânia no fim de fevereiro.

Os preços do petróleo caíram no começo da semana, com o otimismo em relação às negociações de paz entre a Rússia e a Ucrânia aliviando a pressão de alta das últimas semanas. Hoje, porém, as quedas foram motivadas pelo anúncio da Casa Branca de que o governo americano pode liberar até 1 milhão de barris de petróleo por dia da sua reserva estratégica.

Perto do fechamento do petróleo, Biden disse também espera que os aliados do país liberem entre 30 e 50 milhões de barris nos próximos dias, para conter o avanço dos preços.

*Com informações do Valor Econômico