sexta, 26 de abril de 2024
Troca no comando

Petrobras (PETR4): troca de CEO mancha governança, mas não deve afetar política de preços

Pelo menos essa é a visão do UBS, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (29), após a estatal confirmar a indicação de Adriano Pires como novo CEO

29 março 2022 - 12h30Por Investing.com

Por Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - A governança e independência da Petrobras (PETR4) pode mais uma vez ser questionada pelo mercado, após Joaquim Silva e Luna ser demitido por causa da polêmica em torno da política de preços da companhia.

Buscando rentabilidade na Bolsa de valores? Saiba como aumentar seus retornos com um assessor da Ipê Investimentos via WhatsApp.

Pelo menos essa é a visão do UBS, segundo relatório divulgado nesta terça-feira (29), após a estatal confirmar a indicação de Adriano Pires como novo CEO. 

Ainda assim, o banco se mantém positivo sobre o futuro da empresa. A expectativa do UBS é que a Petrobras manterá sua política de precificação de combustíveis, mesmo que ligeiramente abaixo da paridade internacional por algum período de tempo. 

De acordo com o relatório emitido pelo UBS, a mudança de presidente da estatal deve ser interpretada como uma ação do governo para atender às preocupações da sociedade, mesmo que sem efeito prático.

O UBS destaca que Pires já emitiu declarações que sugerem um mandato potencialmente favorável, como o apoio à política de preços da Petrobras e a possibilidade de privatização da companhia.

Às 12h27, as ações da Petrobras ganhavam 1,96%, a R$ 32,22.

Silva e Luna vinha sendo alvo de ataques do presidente Jair Bolsonaro e aliados por causa da alta dos combustíveis, impulsionada pelos repasses dos preços internacionais do petróleo por parte da Petrobras. A preocupação do governo era que a inflação causada pelo aumento da gasolina tivesse um impacto negativo na popularidade do presidente e como consequência, prejudicasse a sua campanha de reeleição.

O UBS relembra que após a última mudança no comando da Petrobras, as ações da empresa caíram quase 20%, por causa do medo de interferências do governo na estatal. Porém, desde então, os preços do ativo já subiram mais de 79%, com a companhia apresentando resultados e dividendos acima do esperado. 

O UBS mantém a sua indicação de compra das ações da Petrobras, com preço-alvo em R$ 44.