sábado, 27 de abril de 2024
SpaceMercado

Petrobras (PETR3)(PETR4) deve ter liberdade para definir preços de combustíveis, diz MME ao Cade

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) havia feito inúmeras reclamações sobre a política de preços da estatal

13 julho 2023 - 08h22Por Redação SpaceMoney

O ministro de Minas e Energia (MME), Alexandre Silveira (PSD-MG), pediu ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) uma manifestação em defesa do direito de a Petrobras (PETR3)(PETR4) definir livremente os preços dos combustíveis.

O ofício foi entregue pessoalmente ao presidente do órgão, Alexandre Cordeiro, de acordo com informações do site Bom Dia Mercado.

A Associação Brasileira dos Importadores de Combustíveis (Abicom) havia feito inúmeras reclamações sobre a política de preços da estatal e alegava que os cortes recentes colocaram os preços abaixo do patamar considerado “ideal”.

“Ao se adotar a obrigação do PPI (preço de paridade internacional), a Petrobras sempre praticava o preço do seu pior concorrente, do importador mais ineficiente e, por óbvio, beneficiava os associados da Abicom e prejudicava a sociedade brasileira com os preços mais altos possíveis”, diz Silveira, em ofício ao tribunal antitruste.

A área técnica do órgão ainda vai analisar o pedido e não tem prazo para se manifestar.

Na saída da reunião, Silveira declarou estar otimista de que o Cade não vai atender ao pleito dos importadores que, nas suas palavras, querem impedir que os consumidores paguem menos pelos combustíveis.

 

As informações são do site Bom Dia Mercado.