terça, 16 de abril de 2024
Libra e dólar

Par GBP/USD mantém ganhos antes da decisão do BoE e eleição escocesa

O par GBP/USD subiu 0,19%, para US$ 1,3912

05 maio 2021 - 16h36Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A libra obteve ganhos em relação ao dólar na quarta-feira (5), um dia antes da decisão de política monetária do Banco da Inglaterra e da eleição escocesa, que as pesquisas finais mostram que está apertada demais para que qualquer previsão seja feita.

O par GBP/USD subiu 0,19%, para US$ 1,3912.

O Banco da Inglaterra deve manter as taxas estáveis em 0,10% e manter as compras mensais de títulos constantes na quinta-feira.

"Com apenas um membro do MPC (o economista-chefe Haldane, que em breve partirá) que pode ser considerado um falcão, o MPC provavelmente ainda não verá a necessidade de reduzir suas compras de Gilt de seu ritmo atual de £ 4,2 bilhões por semana", disse o Daiwa Capital.

A decisão do BoE também será acompanhada por projeções econômicas atualizadas que provavelmente refletirão os dados econômicos que têm "sido amplamente mais fortes do que o MPC esperava quando as últimas projeções foram publicadas em fevereiro", acrescentou.

Além da ação de política monetária, a eleição escocesa também deve desempenhar um papel na direção do mercado para a libra.

Os eleitores em toda a Escócia irão às urnas em uma eleição vista como um referendo sobre a independência do país em relação ao Reino Unido, apelidada de "Scoxit".

Se o Partido Nacionalista Escocês, ou SNP, ganhar a maioria geral nas eleições, o primeiro ministro Nicola Sturgeon prometeu exigir um segundo referendo sobre a independência.

Antes da votação, as pesquisas de opinião finais sugerem que o resultado está apertado demais.

"O SNP está entrando nas eleições de quinta-feira em uma posição muito forte", disse Ipsos MORI. "No entanto, não é possível prever com confiança com base nesses resultados se o SNP vai definitivamente ganhar a maioria absoluta dos assentos."