sexta, 26 de abril de 2024
Agenda legislativa

O que muda com a reforma tributária para o empresário? 

22 fevereiro 2021 - 16h25Por Redação SpaceMoney

Antes de começar a contar todos os impactos gerados pela reforma tributária, é importante entender para que ela serve. Essa reforma é uma reformulação nas leis que decide como e quais taxas as empresas e pessoas individuais devem pagar, com o objetivo de facilitar e melhorar o sistema tributário do Brasil. 

Desde que assumiu o cargo em fevereiro, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, está tratando do assunto junto com o Congresso Nacional, e afirmou que espera que a decisão saia em até oito meses. 

Caso haja a aprovação, muitas coisas tendem a mudar e, segundo Caio Mastrodomenico, CEO da Vallus Capital, fintech de fomento mercantil, isso pode até impulsionar a retomada econômica do país. 

"Com a reforma, a apuração dos impostos será feita de uma maneira mais simplificada para o empresário, logo, com essa praticidade diminui o número de casos de sonegação fiscal", conta. 

Atualmente, segundo um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Planejamento e Tributação (IBPT), o Brasil deixa de arrecadar, por ano, mais de R﹩ 417 bilhões em impostos, graças à sonegação, sendo 47% de empresas de pequeno porte. 

Além disso, outro benefício que virá por meio dessa mudança, é que a partir do momento que esse processo se torna mais simples, as pessoas, especialmente os empresários, tendem a pagar mais impostos, mostrando que seu faturamento está crescendo, pois quanto maior o valor de recebimento, mais taxas são pagas. 

"Outro ponto importante de se ressaltar sobre essa questão, é que pode facilitar o acesso a créditos bancários, pois uma das ferramentas de análise é o percentual de arrecadação tributário, ou seja, quanto mais impostos pagos, mais o CNPJ da empresa tende a ficar "limpo" para as instituições financeiras", explica o CEO. 

Caio finaliza afirmando que além das vantagens próprias, temos que entender que vivemos em uma sociedade e que devemos cuidar uns dos outros, e um meio de fazer isso é pagando os tributos, para que o dinheiro arrecadado seja voltado para as áreas mais necessitadas do país. 

Informações da MGA Press