quinta, 28 de março de 2024
Abertura de mercado

O que esperar para bolsa e câmbio no Brasil nesta quinta-feira (17)

Confira as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

17 junho 2021 - 09h28Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O Ibovespa Futuros abriu em queda e caía 0,1% nesta quinta-feira (17), enquanto o dólar futuro recuava 0,04%, a R$ 5,056, com investidores reagindo às decisões de política monetária aqui e nos EUA, que indicaram um possível novo aumento de 0,75 pontos-base ou superior na próxima reunião brasileira e um provável início do ciclo de altas dos juros em 2023, no caso americano.

Lá fora, os futuros do Dow Jones, do S&P 500 e do Nasdaq 100 caíam 0,33%, 0,35% e 0,55%, respectivamente, enquanto o EWZ, principal ETF negociado no exterior, caía 0,12% no pré-mercado em Nova York.

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central elevou a taxa básica de juros, a Selic, em 0,75 ponto percentual, de 3,5% para 4,25%. A decisão foi unânime e a magnitude da alta está em linha com a expectativa do mercado.

O comunicado divulgado após a decisão retirou o trecho de "ajuste parcial" da política monetária, conforme também era aguardada pelo mercado. Agora, a autoridade monetária vê como "apropriada a normalização da taxa de juros para patamar considerado neutro". A próxima reunião será em 3 e 4 de agosto.

Já o Federal Reserve antecipou para 2023 suas projeções para o primeiro aumento nas taxas de juros pós-pandemia e abriu a discussão sobre quando e como pode ser apropriado para o banco central começar a reduzir suas compras mensais de ativos.

As novas projeções do Fed mostram que uma maioria de 11 das 18 autoridades do banco central previram pelo menos dois aumentos de 0,25 ponto percentual nas taxas de juros para 2023, mesmo com autoridades prometendo, em comunicado, manter por ora a política de apoio para estimular uma recuperação dos empregos em curso.

De volta ao Brasil, o plenário do Senado começou a analisar ontem a Medida Provisória (MP) que permite a privatização da Eletrobras (SA:ELET3). O tema estava na pauta desta quarta-feira para ser discutido e votado, mas a demora na apresentação do relatório, a cargo do senador Marcos Rogério (DEM-RO), fizeram o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, determinar a votação nesta quinta.

O Brasil registrou nesta quarta-feira 2.997 novos óbitos em decorrência da Covid-19, o que eleva o total de vítimas fatais da doença no país a 493.693 e representa a maior quantidade diária de mortes desde 29 de abril, quando foram computados 3.001 óbitos, indicou o Ministério da Saúde. Também foram contabilizados, de acordo com a pasta, 95.367 novos casos de coronavírus, com o total de infecções no país avançando para 17.628.588.

Notícias do dia
Política
- A Câmara dos Deputados aprovou nesta quarta-feira o projeto que modifica a Lei de Improbidade Administrativa. O texto prevê punição para agentes públicos que agirem com intenção de lesar a administração pública. A matéria segue para o Senado Federal.

Variantes - Existem 19 variantes do coronavírus em circulação em São Paulo e a P.1, originada em Manaus, predomina no Estado, respondendo por 89,9% dos casos, de acordo com a Rede de Alertas de Variantes coordenada pelo Instituto Butantan, informou o instituto paulista nesta quarta-feira.

Energia - O Amapá passou por um novo blecaute na tarde desta quarta-feira, ainda sem causas esclarecidas, e a energia foi restabelecida pouco menos de duas horas após o ocorrido, informou o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS) em nota.

Agenda do dia
Bolsonaro
- Partida de Brasília/DF para o Rio de Janeiro/RJ, às 10h, almoço com a Associação de Supermercados do Rio de Janeiro, às 12h30, partida do Rio de Janeiro/DF para Brasília/DF, às 15h40.

Guedes - Fórum Nacional da Cadeia de Abastecimento da Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), às 8h30, despacho com o secretário especial de Comércio Exterior e Assuntos Internacionais, Roberto Fendt, às 10h30, Participa da Reunião Anual do Conselho de empresas da Alemanha para América Latina, às 11h45, reunião virtual com Carlos Martins - Presidente da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC), às 15h, Audiência virtual com o presidente da Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias ABRAINC, Luiz França, às 17h, Reunião virtual com o ministro de Comércio e Indústria do Paraguai, Luis Alberto Castiglioni, às 18h30.

Campos Neto - Almoço com o Senador Ciro Nogueira Lima Filho, PP/PI, às 12h, reunião com Pedro Duarte Guimarães, presidente da Caixa Econômica Federal, às 13h30.

Notícias corporativas

Petrobras (SA:PETR4) - O Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovou, com restrições, a venda da fatia da Petrobras na GNL Gemini Gás Local para a sua sócia na empresa, a White Martins. A venda foi anunciada em setembro de 2020 e não teve o valor revelado.

CSN (SA:CSNA3) - O Conselho de Administração da CSN aprovou, por unanimidade, a eleição de Milton Picinini Filho para o cargo de Diretor Executivo, responsável pela área de produção do segmento de siderurgia, e de Stephan Heinz Josef Victor Weber, para o cargo de Diretor Executivo, responsável pela área de Investimentos.

Vale (SA:VALE3) - Com relação ao termo de interdição lavrado pela Superintendência Regional do Trabalho (SRT), Vale informa que continuam suspensos o acesso de trabalhadores e a circulação de veículos na zona da inundação da barragem Xingu, incluindo da Mina Alegria.

Eletrobras - O relator da Medida Provisória da Eletrobras, Marcos Rogério (DEM-RO), acolheu emenda que libera a migração de consumidores para o mercado livre a partir de 1º de julho de 2026. Hoje, apenas grandes consumidores podem fazer essa escolha, enquanto os residenciais, tecnicamente chamados de cativos, são obrigatoriamente atendidos pelas distribuidoras.

JBS (SA:JBSS3) - O governo de Santa Catarina acelerou a liberação de licenças ambientais para garantir um investimento de r$ 442 milhões pela JBS, para modernização e ampliação de uma unidade de sua controlada Seara Alimentos e de uma planta de biodiesel, afirmou a secretaria estadual de Agricultura em nota nesta quarta-feira.

Linx (SA:LINX3) - A aprovação sem restrições da compra da desenvolvedora de programas para o varejo Linx pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) abre as portas para a instituição de pagamentos Stone (NASDAQ:STNE) aumentar o seu espectro de clientes.

Agribrasil - A Agribrasil informou nesta quarta-feira que recebeu aval do conselho de administração para uma oferta inicial de ações, com a trading nacional buscando recursos no mercado para financiar planos de expansão em ambiente dominado por gigantes como Bunge e Cargill.

- Com Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil.