sexta, 29 de março de 2024
Abertura de mercado

O que esperar de bolsa e câmbio no Brasil nesta 4ª-feira (26)

Essas são as principais notícias, a agenda das autoridades e o informe corporativo do dia

26 maio 2021 - 09h30Por Investing.com
 - Crédito: M. B. M. via Unsplash

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O Ibovespa Futuros abriu em alta e subia 0,39% perto das 9h14 desta quarta-feira (26), enquanto o dólar futuro caía 0,28%, a R$ 5,3165, com investidores de olho nos comentários de autoridades do governo sobre uma possível extensão do auxílio emergencial dada a lentidão nas vacinações no país.

"Se a pandemia continuar conosco, nós temos que ir renovado as camadas de proteção. Se a pandemia recua, nós podemos passar já para o Bolsa Família", afirmou o ministro da Economia, Paulo Guedes, nesta terça-feira em rápida entrevista à imprensa ao deixar um evento do BTG Pactual (SA:BPAC11) em São Paulo.

Já o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), havia defendido mais cedo que o Congresso estude a necessidade de prorrogação do auxílio por quatro meses aos mais vulneráveis e avalie, ainda, um programa que amplie ou substitua o Bolsa Família.

De volta a Guedes, o ministro também afirmou ontem que a reforma tributária será "muito simples" e que é a que "dá para fazer". Ele voltou a falar em reduzir o IPI sobre produtos de linha branca - medida adotada em governos petistas para estimular o consumo - e disse que o governo e o Congresso lançarão o "passaporte tributário", uma medida nos moldes de um Refis para renegociar dívidas tributárias com descontos significativos.

O Brasil registrou nesta terça-feira 2.173 novas mortes em decorrência da Covid-19, atingindo um total de 452.031 vítimas fatais da doença, informou o Ministério da Saúde, em momento em que a taxa de transmissão do coronavírus no país volta a apontar para uma aceleração do contágio. Com os números desta quinta, o Brasil ainda se torna o segundo país, após os EUA, a ultrapassar a marca sombria de 450 mil óbitos em meio à pandemia.

Lá fora, os futuros dos índices Dow Jones, S&P 500 e Nasdaq 100 subiam 0,22%, 0,32% e 0,46%, respectivamente, enquanto o EWZ, principal ETF brasileiro negociado no exterior, subia 0,32% no pré-mercado em Nova York.

Notícias do dia
Ajuda
- Integrantes do Fórum Nacional dos Governadores enviaram uma carta nesta terça-feira ao presidente americano, Joe Biden, pedindo ajuda humanitária em meio à pandemia e a liberação de ao menos 10 milhões de doses de vacina contra a Covid-19, segundo o coordenador da área de imunizantes do grupo, Wellington Dias (PT), governador do Piauí.

Soja - As exportações de soja do Brasil devem alcançar até 14,9 milhões de toneladas em maio, estimou nesta terça-feira a Associação Nacional dos Exportadores de Cereais (Anec) ao reduzir sua perspectiva ante a semana anterior, quando a entidade chegou a prever recorde mensal de até 16,19 milhões.

Reforma Administrativa - A PEC que trata da reforma administrativa é "tímida" por deixar de incluir nas novas regras determinadas categorias das três esferas públicas e pelo risco de fatiamento, e ideias de exceções nos termos do projeto ameaçam reduzir "largamente" a eficácia da proposta e eventualmente torná-la "inócua", disse Rachel de Sá, analista de macroeconomia da XP.

Variante indiana - O Ministério da Saúde decidiu antecipar a vacinação contra a Covid-19 para trabalhadores portuários e do transporte aéreo em meio aos esforços para impedir a propagação de uma nova variante, com origem na Índia, no país.

Agenda do dia
Bolsonaro
- Reunião com Embaixador Carlos França, ministro das Relações Exteriores, às 10h, reunião com Bento Albuquerque, Ministro de Estado de Minas e Energia, às 10h30, reunião com Paulo Guedes, Ministro de Estado da Economia, às 11h, reunião com Marcelo Xavier, Presidente da Fundação Nacional do Índio, às 14h30, reunião com Pedro Cesar Sousa, Subchefe para Assuntos Jurídicos da Secretaria-Geral da Presidência, às 15h, reunião com Fábio Faria, Ministro das Comunicações, às 15h30, Sanção do PL 5043/2020 (Ampliação do Teste do Pezinho), às 17h.

Guedes - Reunião com o secretário executivo, Marcelo Guaranys, às 10h, anúncio do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), às 12h30, videoconferência Council of Americas, Susan Segal, às 15h30, reunião com o secretário especial de Fazenda, Bruno Funchal, às 16h30, reunião com o senador Otto Alencar (PSD-BA), às 17h30, reunião com o secretário especial da Receita Federal, José Tostes, às 18h.

Campos Neto - Participa de live do canal MyNews, Uma Revolução no Seu Bolso, às 17h.

Notícias corporativas
Marfrig
(SA:MRFG3) - Fundador e presidente do conselho de administração do frigorífico Marfrig, Marcos Molina é acusado pela Comissão de Valores Mobiliários (CVM) de ter se beneficiado de informações privilegiadas para tirar vantagem em negociações na B3 (SA:B3SA3), em 2018. O órgão regulador do mercado financeiro concluiu que o empresário vendeu ações ordinárias da Marfrig antes de anunciar a aquisição do controle da National Beef.

Banco do Brasil (SA:BBAS3) - A Previ, caixa de previdência dos empregados do Banco do Brasil, anunciou nesta terça-feira que seu presidente, José Maurício Pereira Coelho, renunciou ao cargo. A entidade não informou se um substituto foi nomeado para substituir Coelho, que deve ficar no cargo até 14 de junho.

Cemig (SA:CMIG4) - A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) aprovou nesta terça-feira aumento médio de 1,28% nas tarifas da Cemig, distribuidora que atende consumidores em Minas Gerais.

Latam - O grupo Latam não pretende se desfazer de sua operação brasileira, de acordo com o presidente da empresa no Brasil, Jerome Cadier. "Não há nenhuma intenção de separar a operação Brasil do grupo. A força da Latam está na complementaridade das operações (nos diferentes países). Separar não faz sentido econômico para o grupo", disse o executivo ao Estadão.

General Motors (NYSE:GM) - A General Motors comunicou a seus funcionários nesta terça que vai parar completamente por seis semanas a produção da fábrica de São Caetano do Sul, no ABC paulista, em razão da falta de peças e adequação das linhas de montagem para a produção de uma nova picape.

BNDES - O presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Gustavo Montezano, reafirmou nesta terça-feira que a instituição de fomento seguirá em sua estratégia de vender suas participações acionárias com o objetivo de realocar o capital em atividades que gerem desenvolvimento.

Eletrobras (SA:ELET3) - Mudanças feitas à medida provisória de privatização da Eletrobras durante a aprovação do texto pela Câmara desfiguraram o projeto, que agora vai ao Senado em um formato que ameaça pressionar tarifas de energia e gerar emissões, defendeu em entrevista à Reuters um dos autores da proposta original de desestatização.

Subsea - A companhia de serviços do setor de petróleo Subsea 7 vê mais dinamismo no segmento, com o desenvolvimento de projetos por petroleiras além da Petrobras (SA:PETR4), e mira a assinatura de novos contratos, afirmou à Reuters o vice-presidente no Brasil, Marcelo Xavier.

Aéreas - A Câmara aprovou o texto-base da Medida Provisória que prorroga regras de reembolso e remarcação de passagens aéreas para voos cancelados durante a pandemia do novo coronavírus. A proposta foi aprovada de forma simbólica, e os deputados vão analisar agora os destaques - sugestões que podem mudar a redação final.

- Com Reuters, Estadão Conteúdo e Agência Brasil.