sexta, 29 de março de 2024
Mudanças no futebol

Novo calendário: Fifa debaterá plano de Copa do Mundo a cada dois anos com técnicos de seleções

211 treinadores foram convidados para reuniões a partir desta terça

18 outubro 2021 - 15h40Por Redação SpaceMoney
Arsene WengerArsene Wenger - Crédito: Fifa

Em comunicado nesta segunda-feira (18), a Fifa convidou os técnicos das 211 seleções masculinas membros para uma reunião sobre seus planos para uma Copa do Mundo a cada dois anos e um novo calendário internacional de partidas.

Comandada por Arsene Wenger, ex-técnico do Arsenal e atual chefe de Desenvolvimento Global do Futebol da Fifa, encontro acontecerá através de videoconferências nesta terça e quinta-feira.

"Como técnicos das seleções masculinas, a participação deles é essencial", disse Wenger, figura central para o desenvolvimento dos planos da Fifa, em um comunicado. 

"As oportunidades para nos juntarmos são poucas e espaçadas, mas precisamos aproveitar estas ocasiões, já que tal diálogo nos ajuda a todos a proteger o lugar único que o futebol tem no mundo e torná-lo verdadeiramente global", completou.

A entidade máxima do futebol argumenta que uma Copa do Mundo a cada dois anos aumentaria as chances de países disputarem o torneio e que um processo de classificação simplificado, com menos datas, diminuiria as viagens dos jogadores.

Na contramão, a Uefa diz que um Mundial mais frequente acabaria com o prestígio da competição e que realizar torneios grandes todo ano aumentaria o cansaço dos jogadores e congestionaria o calendário.