terça, 23 de abril de 2024
Vacina contra Covid-19

Novavax (NASDAQ:NVAX) dispara com pedido de uso emergencial da vacina contra Covid junto à OMS

Solicitação vem na sequência da solicitação regulatória anterior das empresas perante o a agência indiana Drugs Controller General

23 setembro 2021 - 16h31Por Investing.com
 - Crédito: Hakan Nural via Unsplash

Por Dhirendra Tripathi, da Investing.com – As ações da Novavax (NASDAQ:NVAX) subiam 10,3% por volta das 15h50 (horário de Brasília) de quinta-feira (23) após a empresa ter apresentado seu pedido junto à Organização Mundial de Saúde para aprovação do uso emergencial da vacina contra a Covid-19, alvo de diversos atrasos.

O pedido, apresentado em conjunto com sua parceira Serum Institute of India, vem na sequência da solicitação regulatória anterior das empresas perante o a agência indiana Drugs Controller General.

A concessão de uma licença para uso emergencial pela OMS é um pré-requisito para a exportação a países participantes da Covax facility, mecanismo estabelecido para alocar e distribuir vacinas de forma equitativa aos países membros.

No mês passado, a Novavax e a SII concluíram a apresentação dos módulos exigidos pelas agências reguladoras da Índia, Indonésia e Filipinas para o início da análise da vacina. A SII é o maior fabricante mundial de vacinas em termos de capacidade e também produz a vacina contra a Covid-19 desenvolvida pela AstraZeneca (LON:AZN).

A apresentação do pedido vem após vários meses de atraso, fazendo com que Pfizer (NYSE:PFE) (SA:PFIZ34) - BioNTech (NASDAQ:BNTX) (SA:B1NT34), Moderna (NASDAQ:MRNA) (SA:M1RN34), AstraZeneca (NASDAQ:AZN) (SA:A1ZN34) e Gamaleya (Sputnik) ficassem à frente no fornecimento de vacinas a milhões de pessoas em todo o mundo.

A vacina NVX-CoV2373 é uma candidata a vacina baseada em proteínas, elaborada a partir da sequência genética da primeira cepa do coronavírus, e chega em um momento em que o vírus já sofreu mutações, inclusive que tornaram sua variante delta a cepa estirpe dominante na maioria dos países do mundo.

A NVX-CoV2373 foi criada utilizando a tecnologia de nanopartículas recombinantes da Novavax para gerar antígeno derivado da proteína spike do coronavírus.

A vacina contra a Covid-19 da Novavax é envasada como uma formulação líquida pronta para uso num frasco com dez doses. O esquema vacinal requer duas doses de 0.5 ml, separadas por 21 dias, administradas por via intramuscular. A vacina é armazenada a temperaturas entre 2° e 8° Celsius, permitindo o uso de cadeias frias e de suprimento de vacinas existentes.