quinta, 18 de abril de 2024
Crédito pessoal

Metade dos brasileiros usou empréstimo para pagar dívidas neste ano

29 dezembro 2020 - 11h25Por Redação SpaceMoney

Cerca de 53% dos brasileiros pediram empréstimos pessoais para ficar com as contas “no azul” em 2020. Os dados, obtidos em uma pesquisa realizada pela fintech Bom Pra Crédito, mostram ainda que, entre as principais razões dos consumidores para tomar crédito, estão o investimento em um negócio (19%) e a compra de um veículo (7%).

Para Ricardo Kalichsztein, CEO da fintech, a crise econômica provocada pela pandemia de Covid-19 comprometeu as finanças de muitos brasileiros. Neste cenário, o crédito representou uma alternativa para manter a organização das contas em dia. 

"Alguns fatores contribuíram bastante para a busca por crédito neste ano, tais como a redução do auxílio emergencial, a alta nos preços de alimentos, além da variação excessiva do IGP-M em 2020, índice utilizado nos contratos de aluguel", explica Kalichsztein.

Ainda de acordo com dados da startup, no último trimestre de 2020 a média diária de solicitações de empréstimo aumentou 27,7% para pessoas com renda de até R$ 2 mil, na comparação com o trimestre anterior. Os números reforçam um impacto financeiro maior na população de baixa renda das classes C e D.

Quanto ao perfil dos respondentes, o público majoritário foi de assalariados (42%) e autônomos (33,5%). "A pandemia pegou muita gente de surpresa, principalmente os mais de 20 milhões de trabalhadores autônomos que temos no país. Nesse cenário, diversas medidas, adaptações tiveram que ser tomadas para evitar prejuízos e impedir a falência dos negócios, incluindo as solicitações de empréstimo", contextualiza o CEO.

 Com informações da assessoria de imprensa da Bom Pra Crédito