sexta, 26 de abril de 2024
O que influencia o dia

Luz e inflação no Brasil, temor por Marine Le Pen e mais: veja as principais notícias de hoje (8)

Fique por dentro dos cinco principais assuntos que movimentarão os mercados em todo o mundo nesta sexta-feira

08 abril 2022 - 08h50Por Investing.com

Por Geoffrey Smith e Ana Beatriz Bartolo, da Investing.com - Um ataque russo mata dezenas de civis em fuga em uma estação ferroviária ucraniana.

O banco central da Rússia corta drasticamente as taxas de juros para evitar uma crise econômica e financeira iminente.

As ações americanas devem abrir em alta, embora os rendimentos dos títulos continuem em avanço.

Marine Le Pen sente a vitória nas eleições presidenciais da França e os preços mundiais dos alimentos estão subindo no ritmo mais rápido de todos os tempos. 

Dados sobre a inflação no Brasil devem ser divulgados.

Aqui está o que você precisa saber nos mercados financeiros mundiais na sexta-feira, 8 de abril.

1. Luz e inflação

O governo decidiu antecipar em 15 dias o fim da bandeira tarifária de escassez hídrica, uma vez que os reservatórios das hidrelétricas teriam se recuperado.

Porém ainda há dúvidas de qual será o real impacto disso na inflação, uma vez que energia desponta como um dos principais vilões nas altas dos preços.

Segundo o ministério de Minas e Energia, a nova bandeira seria a verde, a mais barata, o que reduziria em 20% as tarifas de energia.

Para especialistas consultados pelo Valor Econômico, a antecipação da troca de bandeiras iria apenas deslocar a curva da inflação.

A expectativa era que a mudança acontecesse em maio, assim, a queda no IPCA que era esperada para maio pode acabar acontecer já em abril.

Porém, como o país vai entrar no período de seca, não se vê possibilidade em prever o volume de chuvas no fim do ano e ainda há dúvidas sobre o comportamento da tarifa sobre a conta de luz durante o resto do ano.

Hoje, 8, às 9h, vai ser divulgado o IPCA de março.

A inflação deve chegar a 1,28% no mês, enquanto a acumulada nos últimos 12 meses deve ficar em 10,98%. No ano, a previsão, segundo o último Boletim Focus, foi de 6,86%, acima tanto da meta de 3,5% da inflação como do teto de 5%.

2. Rússia corta taxas para evitar crise financeira

O banco central da Rússia surpreendentemente cortou sua principal taxa de juros em 3 pontos percentuais, para 17%, e disse que o equilíbrio de riscos na economia mudou da inflação para a recessão econômica e a instabilidade financeira.

A medida reflete um grau de sucesso em amortecer o impacto imediato das sanções ocidentais sobre a economia russa, mas os analistas ainda esperam que o produto interno bruto contraia cerca de 10% este ano.

Muitas empresas, incluindo grande parte do setor manufatureiro do país, já tiveram capacidade ociosa, pois as sanções atingiram a importação de componentes vitais.

A Rússia divulga os números do PIB do quarto trimestre de 2021, juntamente com os dados do CPI de março às 13h.

As taxas de câmbio oficiais do rublo haviam se recuperado para o nível anterior à guerra antes da mudança, embora os economistas tenham minimizado a importância disso porque o banco central impôs controles de capital que não permitem que a moeda seja comprada e vendida livremente, enquanto as retiradas de as contas em dólares mantidas localmente por empresas e indivíduos ainda estão sujeitas a limites rígidos.

Um ataque russo em uma estação de trem no leste da Ucrânia matou mais de 30 pessoas e feriu mais de 100, em um dos incidentes mais chocantes da guerra de seis semanas.

As vítimas estavam na estação para uma evacuação em massa de civis.

O ataque ocorre logo após a UE confirmar mais um pacote de sanções, que proíbe as importações de carvão russo. O Japão também proibiu as importações de carvão russo na sexta-feira.

No entanto, o ataque certamente aumentará a pressão sobre os governos europeus, especialmente a Alemanha, para aplicar o mesmo tratamento ao petróleo russo.

3. Ações americanas devem abrir em alta

Os mercados de ações dos EUA devem abrir em alta mais tarde, com base na tentativa de recuperação de quinta-feira no final de uma semana em que as expectativas para as taxas de juros futuras dos EUA foram reavaliadas agressivamente.

Às 08h13, os futuros da Dow Jones avançavam 0,35%, enquanto os da Nasdaq 100 e da S&P 500 ganhavam 0,27% cada. Os três principais índices monetários ganharam entre 0,1% e 0,5% na quinta-feira.

Isso apesar de novos avanços nos rendimentos dos títulos que, ao sinalizar custos de capital mais altos para a economia em geral, devem pesar sobre as ações.

O rendimento do Tesouro de 10 anos de referência subiu mais 2 pontos base para 2,69%, o mais recente de uma série de máximas de três anos atingidas esta semana.

As ações que provavelmente estarão em foco mais tarde incluem Tesla (NASDAQ:TSLA), cuja fábrica em Austin, Texas, foi aberta com grande alarde pelo CEO Elon Musk na quinta-feira, e Robinhood, depois do Goldman Sachs (NYSE:GS), o principal subscritor quando a corretora online abriu o capital, rebaixou a ação para uma “venda” e a ação já perdeu quase dois terços de seu valor desde a listagem.

4. Eleição francesa se abala com Le Pen fechando a lacuna em Macron

A França vai às urnas no fim de semana para o primeiro turno das eleições presidenciais e parlamentares.

A liderança da pesquisa de opinião do atual presidente Emmanuel Macron sobre a populista de direita Marine Le Pen encolheu de cerca de 30 pontos percentuais com o início da guerra da Rússia na Ucrânia para uma média de apenas 3,5%, de acordo com as pesquisas mais recentes.

Um estudo publicado na quinta-feira até sugeriu que Le Pen venceria Macron no segundo turno em duas semanas, supondo que ambos progridam.

Os títulos e ações franceses tiveram um desempenho inferior ao do resto da Europa esta semana, já que as chances de uma vitória de Le Pen aumentaram.

Sua plataforma gira em grande parte em torno de enfrentar a crise do custo de vida por meio de uma maior intervenção do Estado.

5. Preços globais dos alimentos em queda

Os preços globais dos alimentos estão subindo no ritmo mais rápido desde o início dos registros históricos, segundo a ONU.

O índice mundial de preços de alimentos da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação subiu 12,6% em março, segundo dados divulgados na sexta-feira, elevando sua alta anual para 34% - o terceiro recorde consecutivo.

A FAO descreveu o movimento como um “salto gigante”.

O aumento se deve em grande parte - mas não exclusivamente - à interrupção do trigo e outros produtos relacionados a grãos do Mar Negro desde que a Rússia invadiu a Ucrânia.

Outros aumentos são prováveis devido ao grande choque nos preços dos fertilizantes devido à forte alta do gás natural no ano passado.

O governo dos EUA divulga suas últimas previsões para a oferta e demanda mundial de grãos e outras commodities agrícolas selecionadas às 13h.