segunda, 29 de abril de 2024
Notícias

Lula: salário mínimo precisa receber aumento, para além do ajuste da inflação, todos os anos

Fala foi feita virtualmente, durante evento de entregas simultâneas do Minha Casa Minha Vida

23 outubro 2023 - 15h25Por Redação SpaceMoney
Economistas enviam carta aberta para o presidente LulaEconomistas enviam carta aberta para o presidente Lula - Crédito: REUTERS/Ueslei Marcelino

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou, nesta terça-feira (23), que o salário mínimo precisa receber aumentos todos os anos, acima do valor da inflação. As informações são do jornal Folha de São Paulo.

"Eu acho que a meninada tem que aprender uma profissão. Por conta de uma profissão, eu fui o primeiro de oito filhos da minha mãe a ter uma casa própria, a ter um carro, uma televisão. Porque a gente foge do salário mínimo", disse Lula.

"Por isso, precisamos aumentar o salário mínimo todo ano. É por isso que a gente não pode [ficar] dando apenas a inflação. A inflação não é aumento, é apenas reposição daquilo que comeu do nosso salário", completou, ainda.

Lula fez as falas enquanto participava virtualmente de um evento de entregas simultâneas do Minha Casa Minha Vida. O governo brasileiro apresentou uma previsão orçamentária com salário mínimo de R$ 1.421 a partir de janeiro de 2024.

O valor deve subir em 7,65%. Atualmente, em 2023, o salário mínimo vale R$ 1.320, e a correção deve ser feita para além da inflação deste ano, prevista em 4,48%, contando com mais 2,9% de correção, a variação do Produto Interno Bruto de dois anos antes. São dados da política de valorização salarial do Executivo.