sábado, 27 de abril de 2024
Notícias

Lula fala para líderes que não deve cortar gastos e indica que meta para 2024 pode ser revista

Informações são provenientes de relatos de participantes da reunião com ministros e integrantes da Câmara dos Deputados

31 outubro 2023 - 15h35Por Redação SpaceMoney

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse, nesta terça-feira (31) que não haverá contingenciamento de gastos previstos no Orçamento do próximo ano, segundo parlamentares ouvidos pelo jornal Folha de São Paulo.

As informações são provenientes de relatos de participantes da reunião com ministros e integrantes da Câmara dos Deputados, na qual o presidente disse que não haverá cortes de investimentos, como obras e gastos na área social.

Parlamentares, segundo a Folha, interpretaram a fala como uma sinalização de que a meta de déficit zero das contas públicas deve ser revista, para evitar cortes no orçamento de 2024.

Ainda conforme o jornal, declarações contrárias ao corte de gastos indicam que, se houver frustração de receita, não deve haver contração de despesas para cumprimento da meta de déficit zero - defendida pelo ministro da Fazenda Fernando Haddad. Lula teria reforçado necessário aprovar projetos da equipe econômica cujo objetivo é aumentar a arrecadação federal até o fim deste ano.

Depois da reunião nesta terça-feira, o ministro da Secretaria de Relações Institucionais Alexandre Padilha colocou à imprensa que a prioridade do governo é aprovar medidas em tramitação no Congresso Nacional. Não há discussão sobre o envio de mensagem ao parlamento prevendo mudança na meta de déficit fiscal nesse momento.

Tags: gastos, Lula