sexta, 19 de abril de 2024
EUA

Livro Bege do Fed: economia e inflação têm crescimento modesto, crescimento do emprego desacelera

13 janeiro 2021 - 17h44Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A economia cresceu em um ritmo modesto, com um número crescente de distritos vendo um declínio no crescimento do emprego e um aumento na inflação impulsionado pela alta dos custos de insumos, de acordo com o Livro Bege do Fed, divulgado na quarta-feira (13).

O relatório econômico Livro Bege do banco central dos EUA, com base em informações coletadas pelos 12 bancos Fed até 4 de janeiro, mostrou que a economia dos EUA e a inflação expandiram em um ritmo modesto, embora o ritmo de crescimento do emprego tenha diminuído na maioria dos distritos.

"A atividade econômica aumentou modestamente desde o período do Livro Bege anterior… e quase todos os distritos viram aumentos leves de preços", disse o relatório. Enquanto um "número crescente de distritos relatou uma queda nos níveis de emprego em relação ao período do relatório anterior".

O cenário um tanto mais sombrio para o mercado de trabalho surge à medida que o aumento da disseminação do vírus continua a prejudicar o otimismo empresarial no curto prazo, apesar do lançamento da vacina. "Embora a perspectiva de vacinas para a Covid-19 tenha reforçado o otimismo dos negócios em relação o crescimento de 2021, isso foi minimizado pela preocupação com o recente ressurgimento do vírus e as implicações para as condições de negócios de curto prazo", de acordo com o relatório.

O otimismo comercial moderado e o crescimento mais fraco do emprego parecem estar afetando os gastos do consumidor, embora o comércio online continue a desfrutar de uma demanda saudável.

"Alguns distritos notaram quedas nas vendas no varejo e na demanda por serviços de lazer e hospitalidade, em grande parte devido ao aumento recente de casos de Covid-19 e a medidas de contenção mais rígidas ... A maioria dos distritos relatou uma intensificação da mudança em curso de compras presenciais para online durante a temporada de férias."