terça, 23 de abril de 2024
Moeda do Reino Unido

Libra cai mais; investidores focam a atenção para o Banco da Inglaterra

03 fevereiro 2021 - 17h39Por Investing.com

Por Yasin Ebrahim, da Investing.com - A libra caiu em relação ao dólar na quarta-feira (3), conforme o foco mudou para a reunião do Banco da Inglaterra, com os investidores aguardando ansiosamente por pistas sobre as taxas de juros negativas.

O par GBP/USD caiu 0,16%, para US$ 1,3643.

O Banco da Inglaterra deve manter as taxas em 0,10% e seu ritmo de compra mensal de £ 845 bilhões, já que o rápido lançamento da vacina esfriou as solicitações para o banco fornecer mais suporte.

Mas a decisão política será acompanhada pelo relatório do banco central sobre o potencial impacto da adoção de taxas de juros negativas que podem mover os mercados de câmbio, disse o Citi.

“O maior catalisador para os movimentos cambiais provavelmente virá de quaisquer dicas em torno do NIRP (política de taxa de juros negativa). Dada a perspectiva mista com riscos de curto prazo e otimismo para o médio prazo, há dúvidas sobre a convicção do MPC sobre a direção da política monetária esta semana ", observa o Citi.

"Observamos que o otimismo com a vacina continua a manter a libra bem sustentada, [e] provavelmente funcionará como um catalisador de médio prazo, caso as vacinações resultem na recuperação da frágil economia do Reino Unido", acrescentou o banco.

Boris Johnson disse na quarta-feira que 10 milhões de pessoas receberam a primeira dose da vacina e acrescentou que os detalhes da próxima fase do programa de implantação da vacina serão revelados no dia 22 de fevereiro.

O médico-chefe da Inglaterra, Professor Chris Whitty, disse acreditar que a Grã-Bretanha já ultrapassou o pico atual do vírus, embora tenha alertado que as taxas de infecção ainda são altas.

As expectativas crescentes de uma recuperação mais forte do que o esperado levaram os analistas a persistir com suas opções de alta sobre a libra.

"À medida que a pressão sobre o sistema de saúde diminui, pode haver espaço para um relaxamento mais rápido nas restrições sociais, permitindo que algumas das piores áreas da economia e do mercado do Reino Unido se recuperem - investimento, emprego e serviços financeiros e ao consumidor", disse o Jefferies em uma nota de pesquisa no início desta semana.

Empiricus: Analista Criminal revela como adquirir imóveis por uma fração do valor