sexta, 26 de abril de 2024
Setor imobiliário

Lançamentos e vendas de imóveis crescem no trimestre móvel encerrado em abril, aponta Abrainc-Fipe

Pela primeira vez desde fevereiro de 2020, segmento de médio e alto padrão volta a registrar alta simultânea em 12 meses

07 julho 2021 - 12h34Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Wylkon Cardoso via Unsplash

Os lançamentos e as vendas das maiores empresas de construção do Brasil cresceram no último trimestre móvel, que engloba os meses de fevereiro, março e abril, segundo o Indicador Abrainc-Fipe. A tendência positiva do setor se manteve firme nos primeiros meses do ano e favoreceu, principalmente, a performance do segmento de médio e alto padrão.

De acordo com 18 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), de modo geral, os lançamentos de imóveis foram de 28.470 unidades - um crescimento de 45,4% em relação ao mesmo período do ano passado. 

Se considerado o número de imóveis lançados pelas incorporadas ao longo dos últimos 12 meses, encerrados em abril, o crescimento foi de 13,5% (132.136 imóveis novos), sobre o período precedente.

Foram comercializadas 37.227 unidades no último trimestre móvel, o que representa um aumento de 30% em relação ao volume transacionado no mesmo período de 2020.

No acumulado nos últimos 12 meses, as 147.769 unidades comercializadas superaram em 29% as vendas registradas no intervalo anterior. Em paralelo, as vendas líquidas, excluídas as unidades distratadas no mesmo período, avançaram 32% no último trimestre móvel e 30% nos últimos 12 meses.

Médio e alto padrão

No último trimestre móvel, os lançamentos de empreendimentos de médio e alto padrão tiveram uma expansão de 118%, contribuindo para um crescimento de 16% no volume lançado em 12 meses.

Em relação às vendas do segmento, a apuração do último trimestre móvel aponta uma elevação de 13% em relação no mesmo período de 2020; o que representa uma ligeira alta de 0,3% em 12 meses.

"O desempenho positivo nos mostra o fortalecimento deste segmento, que sofreu oscilações nas comercializações durante a pandemia, mas que está se recuperando e atraindo um número cada vez maior de compradores e investidores", aponta Luiz França, presidente da ABRAINC. "Segundo ele, o ambiente de negócios propício tem favorecido o desenvolvimento do mercado imobiliário para públicos diversos, que veem grande atratividade para investimentos em imóveis em comparação com as aplicações financeiras tradicionais", acrescenta.

Programa Casa Verde e Amarela

Os empreendimentos participantes do Programa Casa Verde e Amarela (CVA), responsáveis pela maior parte dos lançamentos (82%) e das vendas (84%) residenciais nos últimos 12 meses, mantiveram sua posição e desempenho destacados no mercado imobiliário.

Em termos de unidades lançadas, o segmento registrou alta de 26%, no último trimestre móvel, e de 13% nos últimos 12 meses. Com respeito às vendas de imóveis novos, a alta foi de 31% no último trimestre móvel, colaborando para um avanço de 37% no volume transacionado nos últimos 12 meses.

*Com informações de FSB Comunicação.