sexta, 12 de abril de 2024
Copom

Juros: Selic tem 93,98% de chances de ser reduzida para 11,75%, mostra IEPS

A Equus Capital faz semanalmente o levantamento que mostra a probabilidade dos ajustes feitos pelo Banco Central

28 novembro 2023 - 11h28Por Redação SpaceMoney

Nesta terça-feira (28), a probabilidade da taxa básica de juros, a Selic, ser reduzida para 11,75% na próxima decisão do Copom é de 93,98%. 

A Equus Capital faz semanalmente o Índice Equus de Precificação da Selic (IEPS). Através da coleta e tratamento de dados, é possível estimar as chances indicadas pelo mercado de qual deve ser a alteração feita pelo Banco Central (BC). 

A casa aponta que o boletim Focus, elaborado pelo Departamento de Relacionamento com Investidores do BC, apresenta toda segunda-feira o resultado de uma pesquisa com 120 instituições financeiras sobre os principais indicadores econômicos. Entretanto, ele representa a mediana dessas estimativas. No caso da Selic, a fórmula é a mesma.

“Boletim Focus é o principal relatório do mercado para tentar prever o futuro da economia brasileira, entretanto, sua metodologia é baseada na mediana, o que torna difícil saber qual a probabilidade real atribuída pelo mercado para aquela previsão”, afirma Felipe Uchida, head do departamento de análises quantitativas e sócio da Equus Capital.

Uchida afirma que o levantamento é feito semanalmente, e que, há uma semana, o percentual era de 93,94%. 

Entre os dados, estão as negociações de Contrato de Opção de Copom que formam grandes “palpites” coletivos sobre como a taxa Selic vai (ou deveria) se comportar no futuro, considerando temas macroeconômicos e microeconômicos.

Esses contratos são uma forma dos investidores mostrarem o que eles acreditam que ocorrerá nas reuniões futuras do Copom. 

Atualmente, observa-se um aumento significativo no mercado de opções de Copom. Na semana passada, existiam 34.061 contratos em aberto. Agora, este número subiu para 42.219, aumento de 24% em apenas 1 semana.