segunda, 29 de abril de 2024
Notícias

Itamaraty: acordo entre Mercosul e União Europeia pode não ser finalizado até reunião em dezembro

Foram feitos 'avanços', de acordo com secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores brasileiro

30 novembro 2023 - 16h45Por Redação SpaceMoney
ItamaratyItamaraty - Crédito: Agência Brasil

O secretário de Assuntos Econômicos e Financeiros do Ministério das Relações Exteriores, embaixador Maurício Carvalho Lyrio, expressou hoje sua incerteza quanto à conclusão do acordo entre o Mercosul e a União Europeia até a próxima reunião do Mercosul, marcada para o início de dezembro.

Em declarações feitas nesta quinta-feira (30), Lyrio ressaltou que, apesar da incerteza, as negociações registraram avanços notáveis.

"Foram feitos muitos avanços e continuamos a negociar. Não sabemos ainda se as negociações serão concluídas até a cúpula, mas o que posso dizer é que, no mínimo, teremos grandes avanços neste processo de negociação", afirmou o diplomata.

Ele enfatizou que as divergências remanescentes nas negociações são conciliáveis e que houve significativo progresso.

Além disso, o embaixador mencionou a possibilidade de assinatura de um acordo comercial entre o Mercosul e Cingapura durante o evento, destacando a presença de representantes do país asiático na reunião. "Estamos na fase de revisão legal final, isso está praticamente concluído", acrescentou.

No entanto, Lyrio destacou que outro acordo comercial, este com o EFTA (Associação Europeia de Livre Comércio), não deverá ser finalizado no momento. O bloco é composto por países europeus que não integram a União Europeia.

As declarações foram feitas durante um briefing promovido pelo Itamaraty, oferecido regularmente para jornalistas, visando esclarecer questões e dúvidas antes de eventos internacionais, como a reunião do Mercosul.