Menu
Busca quinta, 21 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Nova revisão

Ipea revisa para 3,7% a projeção de inflação em 2021

23 fevereiro 2021 - 14h25Por Redação SpaceMoney

Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) divulgou nesta terça-feira (23) a nova revisão para a alta da inflação de 2021, passando de 3,5% para 3,7% .

Segundo o instituto, ainda que haja expectativa de desaceleração nos próximos meses, a revisão das projeções para cima foi motivada por três fatores: inflação corrente um pouco mais elevada; estabilização das cotações internacionais de commodities em nível acima do projetado anteriormente; e taxa de câmbio média mais alta que estimada em dezembro.

A inflação dos alimentos e dos demais bens livres foi de 3,0% para 4,6% e de 2,7% para 3,0%, respectivamente, incorporando, deste modo, as novas expectativas de commodities e câmbio.

Ainda segundo o Ipea, as estimativas para o INPC (Índice Nacional de Preços ao Consumidor) são de variação de 3,4% em 2021, sendo pressionado pelos preços administrados, especialmente energia elétrica e transporte público. A previsão é de que os alimentos em domicílio tenham alta de 4,7% este ano, abaixo dos 18,9% do ano passado.

 

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: