Menu
Busca terça, 26 de outubro de 2021
Blue3 - Cotações
Blue3 - Cotações Mobile
Projeção

Ipea revisa crescimento do PIB Agropecuário de 1,2% em 2021 e 3,4% em 2022

A previsão anterior de crescimento era de 1,7% para esse ano

23 setembro 2021 - 12h20Por Redação SpaceMoney

Nesta quinta-feira (23), o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) revisou o valor adicionado (VA) do setor agropecuário de 1,7% para 1,2% em 2021. Os ajustes ocorreram por conta das reduções nas estimativas de produtividade e produção no milho e um cenário menos favorável para a produção de leite.

O valor adicionado da produção vegetal neste ano também foi reduzido: de 1,7% para 1,2%, devido à revisão para a estimativa de produção do milho, que deverá apresentar uma queda de 15,5%, segundo dados do IBGE.

Apesar da revisão, o resultado para o setor deve ser positivo, sendo sustentado pelas grandes altas nas produções de soja (+10,1%), arroz (+4,3%) e trigo (+32,9%). Entre as culturas com maior participação no VA deste componente, a soja é a única que apresenta perspectiva de crescimento no ano. As demais culturas de maior importância devem influenciar negativamente para o resultado deste componente por questões climáticas: milho (-15,5%), cana-de-açúcar (-3,7%) e café (-21,2%).

Já a produção animal foi revista com alta de 1,8%, chegando a 1,2% este ano. Apesar do crescimento na produção de aves (+6,8%), suínos (+8,7%) e ovos (+1,4%), a projeção é de queda nos dois produtos com maior participação no valor adicionado: bovinos (-0,9%) e leite (-0,4%). Entre esses, a revisão da projeção para o leite foi a principal responsável pela estimativa de crescimento mais baixo para a produção animal.

Para o ano que vem, a estimativa foi revisada com alta de 3,3% para 3,4% no valor adicionado do setor agropecuário, com crescimento de 2,2% na produção animal e 3,9% na produção vegetal.

Segundo o Ipea, a perspectiva positiva se deve por conta da expectativa de crescimento nas culturas de soja e milho, de recuperação do crescimento da produção de bovinos e de nova alta estimada para a produção de suínos.

Deixe seu Comentário

Dicas valiosas sobre investimentos e notícias atualizadas,
cadastre-se em nossa NEWSLETTER!

ou fale com a SpaceMoney: 

Baixe nosso app: