domingo, 28 de abril de 2024
SpaceMercado

IPCA: Guide Investimentos segue preferindo títulos pré-fixados e híbridos

Casa de análise tem uma maior convicção de que o Copom (Banco Central) deverá começar a reduzir o grau de aperto monetário em breve

16 junho 2023 - 15h50Por Redação SpaceMoney

Em relatório sobre investimentos de Renda Fixa, a Guide Investimentos destacou que segue dando preferência a títulos pré-fixados e híbridos (IPCA+) dentro da classe frente a uma maior convicção de que o Copom (Banco Central) deverá começar a reduzir o grau de aperto monetário em breve.

A Guide sustenta este entendimento pelo fato de que a inflação está caindo com maior velocidade, apresentando uma composição melhor a cada leitura, e a atividade econômica já está deixando claro que entrou em processo de desaceleração.

O IPCA ficou em 0,23% em maio, acumulando alta de 3,9% nos últimos 12 meses. O resultado do IPCA surpreendeu tanto no índice cheio quanto nos núcleos.

A expectativa para a variação mensal do índice era de 0,29% na Guide, que já era um pouco menor do que o mercado estava vendo, de 0,33%. Mesmo nos núcleos, houve uma desaceleração no mês em quase todas as medidas. 

Por fim, discussão da meta de inflação parece ter convergido para a não alteração dela, ou pelo menos para uma mudança para uma regra contínua, mas com o valor mantido em 3,0%, o que, para efeitos práticos, não tem diferença nos modelos do Banco Central.

Contudo, com a melhora no cenário macroeconômico local, a Guide optou por aumentar a participação em Bolsa local e FIIs (Fundos Imobiliários) na alocação geral, reduzindo em contrapartida a posição em renda fixa na classe IPCA+.

A casa aponta que ainda gosta da classe dentro da renda fixa, mas escolheu reduzir a participação de maneira a balancear o risco da carteira.