sexta, 26 de abril de 2024
Revisão

Inter (BIDI4) e Rede D'Or (RDOR3) devem entrar no Ibovespa no próximo rebalanceamento, diz XP

Segundo a corretora, a revisão deve acontecer no dia 6 de setembro

15 julho 2021 - 13h30Por Redação SpaceMoney
 - Crédito: Nicholas Cappello via Unsplash

As ações do Banco Inter (BIDI4) e Rede D’Or (RDOR3) são fortes candidatos para entrar no Ibovespa, principal índice acionário da B3, a Bolsa de Valores brasileira, em seu próximo rebalanceamento, que deve acontecer no dia 6 de setembro, informou a XP Investimentos em relatório divulgado ontem (14).

Antes da revisão, a B3 publicará três prévias. A primeira terá início no dia 2 de agosto.

No documento da corretora, as ações da Petz (PETZ3) e Alpargatas (ALPA4) também têm chances de compor o índice, mas com probabilidade “média”. Atualmente, a carteira do Ibovespa conta com 84 ações listadas, segundo dados do Economatica e da XP.

A XP acredita que a Rede D’Or deve ter 2,5% de peso do Ibovespa, caso faça parte do índice. Para o Banco Inter, a corretora estima peso de 1,0%; Alpargatas tem previsão de peso de 0,3%; e Petz, 0,2%.

Importância

Normalmente, as ações que são incluídas no Ibovespa se valorizam. Isso acontece por três motivos principais: os papéis passam a ser alvo de compra de fundos, aumentando seu volume de negociação; os fundos passivos e ETFs (fundos que replicam índices) passam a comprar os ativos adicionados ao Ibovespa; e a inclusão no índice pode levar a um maior interesse por parte de investidores, levando ao aumento de informação pública e, consequentemente, de liquidez.

Para uma ação fazer parte do Ibovespa é necessário que ela seja negociada com regularidade, tenha um volume financeiro relevante e não seja uma penny stock (ações que negociadas a valores menores do que R$1,00).