domingo, 28 de abril de 2024
SpaceMercado

Intelbras (INTB3): Benefícios fiscais são ponto de atenção, diz Fitch

Alterações podem afetar substancialmente sua competitividade e rentabilidade, declararam analistas

12 setembro 2023 - 13h58Por Lucas de Andrade
Filial São José (SC) da IntelbrasFilial São José (SC) da Intelbras - Crédito: Divulgação

A agência de classificação de risco Fitch Ratings atribuiu, pela primeira vez, o rating nacional de longo prazo ‘AA-(bra)’ à Intelbras (INTB3), com perspectiva estável.

De acordo com os analistas, o rating reflete a destacada posição de negócios da Intelbras no Brasil na venda de equipamentos eletrônicos destinados aos segmentos de segurança e comunicação, além da presença na comercialização de produtos para o segmento de energia.

“A empresa apresenta diversificado portfólio de produtos, que contribui para atenuar possíveis oscilações nas margens operacionais e na geração de caixa”, declara a Fitch.

Analistas citam a permanência de reduzida alavancagem e robusta liquidez como fatores-chave na avaliação, com fluxos de caixa livre (FCFs) positivos que dão suporte ao robusto perfil financeiro.

A exposição da Intelbras ao risco de obsolescência dos seus produtos eletrônicos e a exposição da rentabilidade à volatilidade da taxa de câmbio e do preço de suas principais matérias-primas limitam a classificação, no entanto.

“A empresa também apresenta porte mediano e está exposta à competição de grandes participantes globais, sendo que alterações relacionadas a benefícios fiscais (que inclui tarifa de importação) podem afetar substancialmente sua competitividade e rentabilidade”, conclui o relatório.