quinta, 28 de março de 2024
EUA

ING: payroll muito abaixo do esperado reforça recado do Fed

Apenas 266 mil empregos foram criados nos EUA em abril

07 maio 2021 - 16h58Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - A criação de apenas 266 mil empregos nos EUA em abril, bem abaixo do um milhão esperado e dos 916 mil de março, foi “mais do que estranha” dado o forte desempenho de setores como a indústria, o comércio e os transportes e oferece algum apoio ao posicionamento do Federal Reserve de que a economia deve se recuperar mais lentamente do que o previsto, escreveu o ING em relatório.

Segundo os analistas do banco, olhando para os dados não ajustados sazonalmente do Payroll, os empregos subiram em 1,1 milhão após ganhos de 1,2 milhão em fevereiro e março, apontando que o único possível argumento é que poderia haver alguns problemas de ajuste sazonal devido às distorções relacionadas à pandemia, “mas não temos dados reais para provar”.

Eles apontam que o relatório de hoje mostra uma desaceleração clara do mercado de trabalho, corroborando falas do presidente do Federal Reserve, Jerome Powell, de que a autoridade precisa de uma "série" de relatórios de empregos sólidos antes de considerar mudar a postura da política monetária.

Portanto, escrevem, oferece algum apoio à posição de que o primeiro aumento nas taxas não ocorrerá até 2024 .

Ainda assim, para eles a fragilidade do mercado de trabalho é mais uma questão de oferta do que de demanda como, por exemplo, a continuação de alguns lockdowns pelo país que segue forçando muitos pais a ficar em casa em vez de trabalhar fora.

Os analistas escrevem que os EUA devem recuperar toda a produção perdida durante a pandemia no trimestre atual, mas a devolução de todos os empregos levará muitos mais meses.

Tags: EUA, FED, ING, Payroll