sábado, 27 de abril de 2024
Notícias

Índice Zew: expectativas melhoram na zona do Euro e na Alemanha

Foi apresentada alta de 11,2 pontos sobre o valor obtido em setembro

17 outubro 2023 - 15h10Por Redação SpaceMoney

Conforme avaliado pelo instituto Zew, o sentimento dos especialistas do mercado financeiro em relação ao desenvolvimento econômico da zona do euro e especificamente da Alemanha mostrou melhora em outubro, para a área da moeda comum europeia, o índice ficou em 2,3 pontos - equivalendo a uma alta de 11,2 pontos sobre o valor obtido em setembro, de -8,9 pontos.

Já para a Alemanha, o índice ficou em -1,1 ponto, ou 10,3 pontos ante a expectativa apurada um mês antes. As informações são do InfoMoney.

Ressalta-se, ainda, que os índices referentes às percepções atuais se posicionam de forma incerta. No caso da zona do euro, o indicador de situação caiu 9,8 pontos no mês, para uma leitura de -52,4 pontos.

A avaliação da situação econômica na Alemanha, por sua vez, foi estabilizada, com o indicador correspondente caindo ligeiramente (0,5 ponto) e ficando em -79,9 pontos.

“A avaliação da situação atual na Alemanha quase não mudou. As maiores expectativas econômicas são acompanhadas pela probabilidade que as taxas de inflação irão diminuir ainda mais e pelo fato de agora mais de três quartos dos pesquisados anteciparem taxas de juro de curto prazo estáveis na zona euro”, disse o presidente do Zew, Achim Wambach.