quinta, 18 de abril de 2024
Quarta alta consecutiva

Inadimplência das empresas sobe 0,5% em abril, diz Serasa

A inadimplência das empresas brasileiras chegou a 5,9 milhões de companhias no período

25 maio 2021 - 10h48Por Investing.com
 - Crédito: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - A inadimplência das empresas brasileiras subiu 0,5% em abril, na comparação mensal, e chegou a 5,9 milhões de companhias no período, a quarta alta consecutiva, informou o Serasa Experian (LON:EXPN) nesta terça-feira (25).

Segundo a pesquisa, a alta foi impulsionada principalmente pelos negócios que atuam em serviços, que bateu recorde na participação no total de devedores com crescimento de 0,9 ponto percentual, considerando todos os portes, enquanto os demais apresentaram redução ou se mantiveram no período.

O Seara aponta que os negócios de menor porte continuam sendo a maioria dos inadimplentes, representando 92,4% do total no mês passado. Considerando apenas os micro e pequenos, o indicador mostra alta de 0,3% com relação a março do mesmo ano. Na base anual, houve redução de 4,9% em abril, puxada pelo setor do comércio.

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, em nota, “apesar da retomada parcial das atividades em todo o país, o poder de consumo da população segue em baixa e isso acaba se refletindo nas empresas”. Para ele, muitas companhias continuam com dificuldade de gerar fluxo de caixa e caem na inadimplência, também por conta da redução dos incentivos do governo e instituições financeiras.