quinta, 28 de março de 2024
B3

Ibovespa recua com exterior cauteloso por política nos EUA, vírus

11 janeiro 2021 - 16h42Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O índice Ibovespa recuava 1,39% perto das 16h44 desta segunda-feira (11), pouco acima da mínima do dia, seguindo o exterior avesso ao risco, acompanhando os desdobramentos políticos nos EUA e o avanço das infecções de coronavírus no mundo.

O principal índice da bolsa brasileira marcava 123.369 pontos, pouco acima do piso do dia de 123.195, enquanto os índices americanos Dow Jones Industrial Average, S&P 500 (NYSE:SPY) e Nasdaq recuavam 0,3%, 0,6% e 1,27%, respectivamente.

Há pouco, as bolsas europeias fecharam em queda, com o índice STOXX 600 recuando 0,67% e o alemão DAX caindo 0,8%.

Os investidores começam a ponderar possíveis conversas entre o Congresso americano e o presidente eleito Joe Biden para uma nova rodada de ajuda econômica para combater os efeitos da pandemia, além das ameaças da presidente da Câmara, Nancy Pelosi, de protocolar um pedido de impeachment contra o presidente Donald Trump. O processo político há menos de 10 dias da posse de Biden poderia segurar as conversas em torno de novos estímulos e adicionar pressão à estabilidade política do país.

A CNBC noticiou que a equipe de Trump estaria ponderando um possível pronunciamento a partir das 17h desta quinta sobre o banimento do presidente das principais redes sociais após os ataques ao Capitólio na última semana. A informação não foi confirmada pela Casa Branca.

Por aqui, as ações de shoppings lideravam as quedas, com receios de novos lockdowns em grandes cidades brasileiras com a disseminação do coronavírus após as festas de final do ano e a demora no plano de vacinação nacional. Multiplan (SA:MULT3), BR Malls (SA:BRML3), JHSF (SA:JHSF3) e Iguatemi (SA:IGTA3) caíam mais de 3%.

Na ponta oposta, Hapvida (SA:HAPV3) e NotreDame Intermédica (SA:GNDI3) continuavam a subir após confirmarem conversas para possível fusão. Os papéis avançavam 7,03% e 7,23%, respectivamente.