quarta, 24 de abril de 2024
Bolsa

Ibovespa oscila com pressão eleitoral; destaques da PEC Emergencial no radar

10 março 2021 - 14h34Por Investing.com

Por Ana Carolina Siedschlag, da Investing.com - O índice Ibovespa oscilava no início da tarde desta quarta-feira (10), com investidores seguindo o maior apetite por risco no exterior, mas olhando o avanço das infecções e internações por Covid-19 no país e o cenário eleitoral mais nebuloso com o primeiro discurso do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva após ter os direitos políticos restabelecidos.

Perto das 14h33, o principal índice da B3 (SA:B3SA3) recuava 0,66%, a 110.592 pontos, liderado, na ponta de queda, pelos papéis da PetroRio (SA:PRIO3) (-5,80%), Suzano (SA:SUZB3) (-5,39%), Totvs  (SA:TOTS3) (-4,84%) e Marfrig (SA:MRFG3) (-4,96%). Já na liderança das altas estavam B2W (SA:BTOW3) (++5,57%), CVC Brasil (SA:CVCB3) (+5,65%) e Via Varejo (SA:BRDT3) (+5,37%).

Agora há pouco, o ex-presidente Lula terminou a primeira fala depois da decisão de segunda-feira (8) do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal, de anular as condenações dele pela Justiça do Paraná, devolvendo o direito à participação em eleições e colocando o nome do petista no jogo eleitoral de 2022.

Em discurso na sede do sindicato dos Metalúrgicos do ABC, Lula disse que sempre teve certeza que chegaria o dia de deixar claras as "inverdades" imputadas a ele, após a anulação de todas as condenações sofridas pelo petista no âmbito da operação Lava Jato em Curitiba.

Ele acrescentou que “não guarda mágoa” porque o sofrimento enfrentado pelo povo brasileiro é maior do que ele experimentou.

Enquanto isso, o governo de São Paulo adiou a decisão aventada pelos jornais hoje cedo de ampliar as medidas de restrição contra a pandemia para uma possível fase roxa - no plano atual, a contenção vai somente até a vermelha, a mais grave e vigente neste momento.

O governador João Doria, em coletiva, anunciou 338 novos leitos para pacientes da doença, dos quais 167 são de UTI e disse que a situação no estado está à “beira de um colapso”.

O mercado também acompanha agora à tarde a votação dos destaques da PEC Emergencial na Câmara, incluindo o que prevê os gatilhos para o congelamento dos salários e das promoções dos servidores como os policiais militares.

Agora há pouco, o Banco Central anunciou um leilão inesperado de venda de dólar no mercado à vista, derrubando a moeda para a mínima de R$ 5,66. Perto das 14h33, era negociada de volta a R$ 5,682, com queda de 2,80%.

*Com informações da Reuters