domingo, 28 de abril de 2024
Notícias

Haddad: 2024 será desafiador para economia brasileira

Ministro da Fazenda comentou cenário externo e espaço para possíveis novos cortes nos juros

19 outubro 2023 - 14h30Por Redação SpaceMoney

Fernando Haddad, ministro da Fazenda, afirmou nesta quinta-feira (19) que o cenário externo tem trazido desafios para o Brasil e que 2024 não deve ser um ano fácil para a economia.

O ministro destacou, porém, que o país tem "gordura" na política monetária com espaço para possíveis novos cortes nos juros. A fala foi feita durante o Congresso de Direito Internacional da FGV, na cidade de Brasília.

Haddad também citou as guerras na Ucrânia e no Oriente Médio e as pressões sobre os preços como complicadores externos. O país, no entanto, pode evitar os impactos negativos caso haja preparo.

"O cenário internacional piorou muito e vem piorando. Depois da Covid-19, o mundo está enfrentando uma guerra na Ucrânia, um conflito no Oriente Médio e um recrudescimento da inflação", afirmou Haddad.

"Essas coisas podem se resolver, mas enquanto não se resolvem, e não podemos contar com isso, o nosso desafio é promover a conciliação dos Poderes da República em proveito de um projeto nacional", disse também.

O ministro colocou que o Brasil tem uma "janela de oportunidade" para promover o desenvolvimento ao aproveitar suas vantagens comparativas - a ausência de dívida externa e o potencial da matriz energética brasileira, favorável ao avanço de fontes de energia limpas. 

"Temos que somar forças nesse momento para aproveitar as nossas vantagens que não são pequenas... Nós temos que tomar as providências já", completou.