sexta, 19 de abril de 2024
Venda de participação

Grupo de commodities Louis Dreyfus conclui acordo com ADQ

O valor total do acordo não foi divulgado, mas a LDC afirmou em comunicado que uma parte do montante foi investida no reembolso total de um empréstimo de 1,051 bilhão de dólares

10 setembro 2021 - 17h30Por Reuters

Por Gus Trompiz, da Reuters - A Louis Dreyfus Company (LDC) disse nesta sexta-feira que concluiu a venda de uma participação indireta de 45% para a holding ADQ, com sede em Abu Dhabi, marcando a chegada do primeiro acionista não familiar nos 170 anos de história do grupo de commodities agrícolas.

O valor total do acordo não foi divulgado, mas a LDC afirmou em comunicado que uma parte do montante foi investida no reembolso total de um empréstimo de 1,051 bilhão de dólares que a LDC havia concedido à sua controladora.

A venda da participação para a ADQ foi inicialmente anunciada em novembro do ano passado.

Isso encerrou uma longa busca por um investidor pela acionista controladora e presidente Margarita Louis-Dreyfus, que acumulou dívidas comprando participações de outros membros da família durante um período de poucos lucros para a comerciante de commodities.

A LDC, conhecida como Dreyfus, é o "D" do quarteto "ABCD" de renomadas empresas globais de commodities agrícolas ao lado da Archer-Daniels-Midland Co, Bunge Ltd e Cargill Inc.

"Esta parceria com a ADQ reforça a posição e a força financeira da LDC para acelerar investimentos estratégicos (...)inclusive em novas áreas, como proteínas à base de plantas, assim como em projetos para mover ainda mais em direção ao consumidor em algumas das nossas linhas de negócios existentes”, disse Michael Gelchie, CEO do Grupo LDC, em comunicado.

A pressão financeira sobre a LDC nos últimos anos também estava ligada à empresa brasileira de açúcar Biosev, anteriormente propriedade da controladora da LDC.

O empréstimo de 1 bilhão de dólares da LDC para sua controladora, originalmente com vencimento em 2023, foi parte de um resgate para a Biosev.