terça, 23 de abril de 2024
Radar

Grandes bancos, confiança do consumidor, petróleo, IGP-M: 4 assuntos para observar na terça

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã

28 junho 2021 - 19h19Por Investing.com
 - Crédito: Floriane Vita via Unsplash

Por Dhirendra Tripathi e Ana Julia Mezzadri, do Investing.com - Nos Estados Unidos, as ações retomaram alguns ganhos após atingirem máximas intradiárias mais cedo. O Facebook (NASDAQ:FB) (SA:FBOK34) teve um impulso no final da tarde que elevou seu valor de mercado acima da marca de US$ 1 trilhão.

Uma decisão federal rejeitou o processo antitruste do governo contra a empresa, argumentando que as Comissões Comerciais Federais e os estados não tiveram as reivindicações válidas.

As ações do Facebook subiram 3,6% na segunda-feira, e o NASDAQ Composite, de alta tecnologia, subiu 0,9%. O S&P 500 permaneceu essencialmente estável na maior parte do dia, mas terminou com outro recorde. As blue chips mergulharam no vermelho.

A maioria dos investidores por lá está atenta ao relatório de empregos do governo, que sai na sexta-feira.

As ações de energia nos EUA caíram mais de 3% porque os preços do petróleo ficaram sob pressão diante da reunião da Opep na quinta-feira. Espera-se que os principais produtores de petróleo decidam aumentar a produção a partir de agosto, após aumentos de produção já planejados em julho.

No Brasil, o mercado segue focado na proposta de reforma tributária do Governo, que tem causado controvérsia entre os investidores. Além disso, o dia será de calendário econômico agitado, com IGP-M e IPP.

Aqui estão quatro coisas que podem afetar os mercados amanhã:

1. IGP-M é aguardado, mas reforma tributária segue em foco

No mercado doméstico, todas as atenções seguem voltadas à proposta de reforma tributária do governo, que pode aumentar a carga tributária, o que tem gerado um debate intenso por economistas e investidores.

Além disso, serão divulgados os dados de IGP-M de junho, IPP de maio e receita tributária federal. Para o IGP-M, a expectativa do mercado é de 1,01%, contra 4,10% no mês anterior.

2. Bancos com altos dividendos à frente

Espera-se que os grandes bancos anunciem planos de dividendos e recompra para o próximo ano, agora que o grupo passou confortavelmente na última rodada de testes do Federal Reserve. Os olhos estarão nas ações do Bank of America (NYSE:BAC) (SA:BOAC34), Citigroup (NYSE:C) (SA:CTGP34), JPMorgan Chase (NYSE:JPM) (SA:JPMC34) e Wells Fargo (NYSE:WFC) (SA:WFCO34) na terça-feira. Todos os quatro devem anunciar seus planos depois do fechamento desta noite.

3. Confiança do consumidor

A confiança do consumidor dos EUA deve ter se fortalecido em junho, com o índice de confiança do consumidor do Conference Board subindo para 119, depois de cair para 117,2 em maio. O número será divulgado terça-feira às 11h00 (horário de Brasília).

4. Estoques de petróleo

Os dados de estoques de petróleo da indústria serão divulgados na terça-feira, conforme programado, após o fechamento. Os estoques caíram nas semanas anteriores - mais de 7 milhões de barris no relatório da semana anterior - e isso tem sido uma boa notícia para os investidores de ações do petróleo. O American Petroleum Institute divulga o número às 17h30 horário de Brasília.