domingo, 28 de abril de 2024
Notícias

Governo retomará imposto para importação de carros elétricos

Medida foi deliberada pela Câmara de Comércio Exterior, composta por membros da área econômica do governo federal

10 novembro 2023 - 17h50Por Redação SpaceMoney

A Câmara de Comércio Exterior (Camex), composta por representantes dos ministérios da área econômica do governo federal, deliberou pela retomada do imposto de importação para carros elétricos, híbridos e híbridos plug-in adquiridos no exterior, assim como para 73 produtos químicos.

A taxação dos carros elétricos entrará em vigor a partir de janeiro de 2024, conforme decisão da Camex. O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, destacou a importância de estimular a indústria nacional em direção a todas as rotas tecnológicas que promovam a descarbonização.

Ele enfatizou que o Brasil é um dos principais mercados automobilísticos do mundo e ressaltou a necessidade de incentivar investimentos na produção, manutenção e criação de empregos de maior qualificação e melhores salários.

O Ministério do Desenvolvimento informou que a Camex optou por uma retomada gradual das alíquotas e estabeleceu cotas de isenção para importações até 2026. Detalhes sobre a distribuição dessas cotas entre os importadores serão regulamentados por uma portaria a ser publicada em dezembro, permitindo a entrada de novas empresas no mercado.

Geraldo Alckmin enfatizou a inevitabilidade da transição da indústria automobilística mundial para a eletrificação. Ele afirmou que é hora de o Brasil avançar, aumentando a eficiência energética da frota, ampliando a competitividade internacional e impactando positivamente o meio ambiente e a saúde da população.

A decisão da Camex reflete a busca por equilíbrio entre o estímulo à indústria nacional e a adaptação às tendências globais de descarbonização, inserindo o Brasil no contexto da evolução tecnológica e ambiental no setor automotivo.