sexta, 29 de março de 2024
Influência

Google (GOGL34) lidera ranking de marcas mais influentes no Brasil

Apesar da força de empresas estrangeiras ligadas à tecnologia, marcas nacionais de outros setores ficaram no top 10: Americanas (AMER3) e Natura (NTCO3)

12 abril 2022 - 18h39Por Redação Spacemoney

A nona edição do estudo “The Most Influential Brands” no Brasil, realizado pela Ipsos e divulgado nesta terça-feira (12) comprova a força das empresas de tecnologia na vida das pessoas: oito das dez primeiras posições do ranking são ocupadas por marcas ligadas ao universo digital, com Google encabeçando a lista e levando o título de marca mais influente entre os brasileiros.

Veja top 10:

1º - Google (GOGL34)

2 º - Samsung

3º - YouTube

4º - Netflix (NFLX34)

5º - Lojas Americanas (AMER3)

6 º - Amazon (AMZO34)

7º - Facebook (FBOK34) e Mastercard (MSCD34)

8º - Natura (NTCO3) e Nestlé

9º - Mercado Livre (MELI34)

10º - Microsoft (MSFT34)

Destas marcas, quatro não apareceram entre as 10 no ano passado: Netflix, Lojas Americanas, Amazon e Natura.

Ao todo, seis dimensões foram utilizadas para avaliar a influência das marcas: Inovação, Confiança, Presença, Responsabilidade social, Engajamento On-line e o desempenho das marcas durante a pandemia por meio de uma dimensão Covid. 

Para Marcos Calliari, CEO da Ipsos no Brasil,  a influência vai muito além da posição das marcas no mercado.

“Marcas influentes são aquelas que são vistas e ouvidas. Ser vista faz parte do caminho para criar influência, inspirar as pessoas e estimular o engajamento do seu consumidor. Estas marcas não vendem apenas serviços ou produtos, mas, também, formam opinião e estabelecem modelos de comportamento a serem seguidos”.

Marcas nacionais também se destacam 

Neste ano, o ranking do estudo traz não apenas um, mas dois nomes nacionais de peso entre as marcas mais influentes: Lojas Americanas, que foi um dos maiores destaques na dimensão de Engajamento On-line, e Natura, marca mais associada à Responsabilidade Social, entre todas as analisadas na pesquisa. 

E, apesar de toda a força demonstrada pelo setor de tecnologia, os bens de consumo, que desempenharam um papel essencial na vida dos consumidores durante a crise de Covid-19, marcam presença com a própria Natura, ao lado da Nestlé, empatadas na oitava posição.