segunda, 29 de abril de 2024
Empresas

Gerdau (GGBR4) adquire plataforma P-33 da Petrobras (PETR4)

Companhia venceu o leilão para desmantelamento e reciclagem da plataforma, que possui aproximadamente 337 mestros de comprimento, 54,5 mestros de largura e peso de cerca de 45 mil toneladas

01 dezembro 2023 - 10h28Por Redação SpaceMoney

A Gerdau (GGBR4) venceu o leilão para desmantelamento e reciclagem da plataforma P-33, unidade de produção anteriormente utilizada pela Petrobras (PETR3)(PETR4) no Campo de Marlim, na Bacia de Campos (RJ).

Esta é a segunda plataforma descomissionada pela Petrobras e arrematada pela Gerdau para desmantelamento sustentável no Brasil. Em julho, a companhia adquiriu a plataforma P-32, unidade do sistema de produção utilizada pela Petrobras na Bacia de Campos (RS).

Essa plataforma recém adquirida foi construída em 1978 e possui aproximadamente 337 mestros de comprimento, 54,5 mestros de largura e peso de cerca de 45 mil toneladas.

A princípio, a Gerdau utilizará a sucata metálica gerada como matéria-prima para a produção de aço na unidade industrial de Charqueadas (RS), enquanto outros materiais, não metálicos, serão descartados corretamente, alcançando praticamente 100% de reciclagem da unidade, o que representa uma inovação no Brasil.

“A iniciativa da Gerdau em realizar o desmantelamento da Plataforma P-33, assim como a da P-32 já em andamento, é pioneira na indústria brasileira. Ao realizar esse trabalho, retiramos um volume significativo de materiais dos mares brasileiros, além de ampliarmos nossa disponibilidade de sucata metálica, que será transformada em aço de baixa emissão carbono, infinitamente e 100% reciclável", destaca Carlos Vieira, diretor de matéria-prima e florestas da Gerdau.

Para ele, a expectativa é de que estes desmantelamentos contribuam com a geração de aproximadamente 200 empregos no Estado do Rio Grande do Sul.

Assim como na P-32, a Gerdau contratou a Ecovix para fazer o desmantelamento verde da unidade da P-33 no Estaleiro Rio Grande, maior dique seco da América Latina, em Rio Grande (RS), onde os trabalhos de desmonte e reciclagem devem se estender por 12 meses.

"O mercado de desmantelamento de embarcações traz grandes oportunidades — e a conquista de mais este processo reforça os diferenciais do Estaleiro Rio Grande como uma liderança no setor naval no país. Estamos muito animados em avançar com esta nova parceria com a Gerdau para a P-33", destaca Robson Passos, diretor-presidente do Grupo Ecovix.

As informações são da FBS Comunicação.