quinta, 18 de abril de 2024
Carne bovina

Frigol dará férias coletivas em unidade no Pará; fonte cita suspensão da China

Decisão vem após a suspensão temporária de exportações da proteína do Brasil ao país asiático

06 setembro 2021 - 18h29Por Reuters
 - Crédito: Kyle Mackie via Unsplash

Por Nayara Figueiredo, da Reuters - O Frigol, quarto maior frigorífico de carne bovina do país, dará 15 dias de férias coletivas aos funcionários da unidade de São Félix do Xingu (PA), informou a companhia à Reuters nesta segunda-feira (6).

A decisão vem após a suspensão temporária de exportações da proteína do Brasil para a China, disse à Reuters uma fonte com conhecimento da situação, que pediu para não se identificada.

Mas, segundo a companhia, as férias coletivas não têm relação direta com a interrupção temporária dos embarques ao país asiático.

O frigorífico, que tem duas das três unidades habilitadas para exportar a China, optou pela antecipação de férias dos trabalhadores para lidar também com uma baixa demanda sazonal de Israel, afirmou o Frigol, por meio de sua assessoria de imprensa.

A planta de São Félix do Xingu não está entre as habilitadas para o mercado chinês e foca o mercado israelense.

"Estão aproveitando um intervalo nesse calendário (judaico), por isso esta unidade foi escolhida para as férias coletivas", disse a empresa por meio da assessoria.

Questionada sobre a suspensão de embarques à China, a assessoria disse não ter informação, citando apenas a relação da decisão com Israel.

A companhia acrescentou que as demais unidades que são habilitadas para a China, em Lençóis Paulista (SP) e Água Azul (SA:AZUL4) do Norte (PA), não terão férias - apesar de serem diretamente afetadas pela suspensão de embarques chineses.

Com a interrupção das exportações à China, os volumes que seriam embarcados deverão ser direcionados ao mercado interno ou a outros países, segundo especialistas ouvidos pela Reuters.

As vendas externas de carne bovina para a China foram suspensas após o Ministério da Agricultura confirmar no sábado dois casos atípicos da doença vaca louca no Brasil.